ISABEL CRISTINA DE AGUIAR ORQUIZ. POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS: PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA. 01/12/2004
1v. 105p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Fabrício Ricardo de Limas Tomio
Biblioteca Depositaria: CENTRAL E SETORIAL-CE
Palavras - chave:
Programa alfabetização solidária, educ.de jovens e adulos
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Regina Maria Melo
Linha(s) de pesquisa:
Práticas Educativas nas Instituições Investiga ações educativas em diferentes modalidades desenvolvidas nos diversos contextos institucionais, inclusive a escola.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA O presente trabalho integra-se à Linha de Pesquisa ?Formação de Professores? do Programa de Pós-Graduação em Educação ? CE/UFSM. A Educação de Jovens e Adultos é um tema relevante no atual contexto educacional. Através da análise da legislação pertinente ? LDB 9394/96, Parecer do CNE/CEB 11/2000, Plano Nacional de Educação e Constituição Federal de 1988, procurou-se analisar os resultados alcançados pelo Programa Alfabetização Solidária (PAS) em conjunto com a Universidade Federal de Santa Maria ? UFSM, no processo de formação de alfabetizadores populares. Os municípios participantes da pesquisa são parceiros desta Universidade e do PAS. As atividades pedagógicas foram realizadas no Piauí, Região do Semi-Árido (Municípios de Caldeirão Grande do Piauí, Fronteiras, Pio IX e São Julião). No decorrer da pesquisa foi constatado um grande envolvimento e conscientização dos coordenadores(as) municipais, monitores(as) pedagógicos(as), alfabetizadores(as) na busca da aquisição de novos saberes relacionados à leitura, escrita, bem como de conhecimentos específicos, como matemática e biologia. Verificou-se, através da aplicação de questionário e da observação participante, que alfabetizandos e alfabetizadores consideram que é por meio da educação que se efetivará uma participação mais significativa em suas comunidades e a articulação de ações que visem mudanças em seu contexto político e sócio-cultural. Portanto, o Programa Alfabetização Solidária tem se apresentado como uma maneira de atenuar os índices de analfabetismo no Brasil, país com graves desigualdades regionais. A sistematização e análise desta experiência (que une organizações governamentais e não-governamentais) têm importância fundamental para a compreensão do processo de fortalecimento da cidadania de todos os sujeitos envolvidos. Palavras-chave: Programa Alfabetização Solidária, Educação de Jovens e Adultos, Políticas Públicas.