Daniela Pinheiro de Andrade Alvani. . Educação escolar de jovens e adultos:
desafios da formação de professores e o ensino da leitura e da escrita.
01/02/2005
1v. 175p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
- EDUCAÇÃO
Orientador(es):
Stela Conceicao Bertholo Piconez
Biblioteca Depositaria: FEUSP
Palavras - chave:
formação de professores, educação de jovens e
adultos
Banca examinadora:
Maria Stela Santos Graciani
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
Esta pesquisa reflete sobre a formação de
professores de Educação de Jovens e Adultos a partir da experiência de um curso
de assessoria de formação de professores fornecido pelo NEA-FEUSP ao município
de Santo André a todos os professores da rede de ensino que trabalhavam com
EJA. Levantamos como hipóteses de pesquisa algumas considerações que estudamos,
tais como a necessidade de formação específica ou não sobre Educação de Jovens
e Adultos na formação inicial em nível superior; a existência de singularidades
ou não no processo de alfabetização de crianças e de jovens e adultos e a
relevância da reflexão sobre a própria prática fundamentada em teorias de
ensino e de aprendizagem através da formação continuada. Com a finalidade de
saber quem é o professor que atua na educação de jovens e adultos em Santo André
relacionando com os desafios postos pelo processo de ensino da leitura e da
escrita num processo de alfabetização na perspectiva do letramento,
destacamos como objetivos: conhecer o perfil dos atuais professores alfabetizadores
de jovens e adultos da rede municipal de ensino; refletir sobre os desafios e
potencialidades da formação (inicial e continuada) dos professores para atuar
com a Educação de Jovens e Adultos e compreender as relações existentes entre a
percepção de sua formação de alfabetizador e suas reflexões sobre as práticas
com o processo inicial de ensino da leitura e da escrita com turmas de educação
de jovens e adultos. Para coleta de dados, utilizamos três instrumentos,
chamados de Práticas Pedagógicas que foram utilizados nos encontros da
assessoria, esses instrumentos consistiam em atividades dissertativas que
abordavam questões sobre o processo de ensino da leitura e da escrita para
alunos jovens e adultos. Por meio da análise dos dados, consideramos não ser
necessário a existência de um curso de formação específico para a formação de
professores para a educação de jovens e adultos, mas sim que os cursos
existentes abordem aspectos específicos sobre essa demanda. Concluímos que a
formação contínua através da reflexão sistemática embasada pelas teorias assuma
a responsabilidade de considerar a demanda de EJA a partir da prática
vivenciada na sala de aula pelo professor.