Daniela Pinheiro de Andrade Alvani. . Educação escolar de jovens e adultos: desafios da formação de professores e o ensino da leitura e da escrita. 01/02/2005

 1v. 175p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Stela Conceicao Bertholo Piconez

 Biblioteca Depositaria: FEUSP

 

Palavras - chave:

 formação de professores, educação de jovens e adultos

 

Banca examinadora: 

 Maria Stela Santos Graciani

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta pesquisa reflete sobre a formação de professores de Educação de Jovens e Adultos a partir da experiência de um curso de assessoria de formação de professores fornecido pelo NEA-FEUSP ao município de Santo André a todos os professores da rede de ensino que trabalhavam com EJA. Levantamos como hipóteses de pesquisa algumas considerações que estudamos, tais como a necessidade de formação específica ou não sobre Educação de Jovens e Adultos na formação inicial em nível superior; a existência de singularidades ou não no processo de alfabetização de crianças e de jovens e adultos e a relevância da reflexão sobre a própria prática fundamentada em teorias de ensino e de aprendizagem através da formação continuada. Com a finalidade de saber quem é o professor que atua na educação de jovens e adultos em Santo André relacionando com os desafios postos pelo processo de ensino da leitura e da escrita num processo de alfabetização na perspectiva do letramento, destacamos como objetivos: conhecer o perfil dos atuais professores alfabetizadores de jovens e adultos da rede municipal de ensino; refletir sobre os desafios e potencialidades da formação (inicial e continuada) dos professores para atuar com a Educação de Jovens e Adultos e compreender as relações existentes entre a percepção de sua formação de alfabetizador e suas reflexões sobre as práticas com o processo inicial de ensino da leitura e da escrita com turmas de educação de jovens e adultos. Para coleta de dados, utilizamos três instrumentos, chamados de Práticas Pedagógicas que foram utilizados nos encontros da assessoria, esses instrumentos consistiam em atividades dissertativas que abordavam questões sobre o processo de ensino da leitura e da escrita para alunos jovens e adultos. Por meio da análise dos dados, consideramos não ser necessário a existência de um curso de formação específico para a formação de professores para a educação de jovens e adultos, mas sim que os cursos existentes abordem aspectos específicos sobre essa demanda. Concluímos que a formação contínua através da reflexão sistemática embasada pelas teorias assuma a responsabilidade de considerar a demanda de EJA a partir da prática vivenciada na sala de aula pelo professor.