Marcia Leonora Dudeque. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDO HISTÓRICO SOB O REFERENCIAL DE VIOLÊNCIA SIMBÓLICA. 01/07/2006

 2v. 138p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Rosa Lydia Teixeira Corrêa

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da PUCPR

 

Palavras - chave:

 Educação de Jovens e Adultos; Formação de Professores

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Edwiges Pereira Rosa Camargo

 

Linha(s) de pesquisa:

 História e Políticas da Educação  Pensamento educacional brasileiro na sua relação com a história da educação e com a política educacionl, em especial, para a formação de prefessores.

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 O presente estudo faz uma reflexão histórica, referente à segunda metade do século XX, sobre os recorrentes déficits educacionais do ensino regular brasileiro. Outrossim, demonstra através de dados estatísticos mais recentes que inquestionáveis avanços educacionais foram alcançados durante o período considerado, especialmente a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988 e da aprovação da nova LDB n. 9394/96, principalmente no que tange a universalização do ensino básico. Revela que, uma importante causa dos aludidos déficits encontra-se vinculada à cultura herdada no período colonial que se caracterizava pela pouca importância concedida à escolarização do povo em geral. Este quadro histórico é, então, interpretado sob a ótica de Bourdieu e Passeron (1975) que vinculam o fenômeno da reprodução de classe pela reprodução da cultura por meio do sistema de ensino regular denominado de Violência Simbólica. Discute então, de que maneira esta forma de violência ocorre no âmbito do ensino regular e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. Aponta para a grave conseqüência que a pouca ou nenhuma escolaridade acarreta ao trabalhador jovem ou adulto quando sofre acidente ou doença decorrente do trabalho e é encaminhado ao Centro de Reabilitação Profissional do INSS, mas não é reabilitado profissionalmente e, portanto, aposentado precocemente. A perda de sua aptidão para a reinserção ao mundo do trabalho o qual encontra-se diretamente vinculada à impossibilidade de trabalhar em outra atividade formal que não dependa de uma atividade manual repetitiva, vinculada a pouca ou nenhuma escolarização, conforme Tedesco (1998). Demonstra, também, sob a perspectiva da Violência Simbólica de Bourdieu e Passeron (1975), através de um questionário específico, qual o entendimento que os já referidos trabalhadores possuem da sua condição de aposentados. Por fim, analisa o estado atual da formação de professores para a EJA enquanto modalidade de ensino.