Marcia Leonora Dudeque. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO DE
PROFESSORES: ESTUDO HISTÓRICO SOB O REFERENCIAL DE VIOLÊNCIA SIMBÓLICA.
01/07/2006
2v. 138p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Rosa Lydia Teixeira Corrêa
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da PUCPR
Palavras - chave:
Educação de Jovens e Adultos; Formação de Professores
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Edwiges Pereira Rosa Camargo
Linha(s) de pesquisa:
História e Políticas da Educação Pensamento educacional brasileiro na sua relação com a história da educação e com a política educacionl, em especial, para a formação de prefessores.
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
O presente estudo faz uma reflexão histórica,
referente à segunda metade do século XX, sobre os recorrentes déficits
educacionais do ensino regular brasileiro. Outrossim, demonstra através de
dados estatísticos mais recentes que inquestionáveis avanços educacionais foram
alcançados durante o período considerado, especialmente a partir da promulgação
da Constituição Federal de 1988 e da aprovação da nova LDB n. 9394/96,
principalmente no que tange a universalização do ensino básico. Revela que, uma
importante causa dos aludidos déficits encontra-se vinculada à cultura herdada
no período colonial que se caracterizava pela pouca importância concedida à
escolarização do povo