Janis Leonicia Kunrath. A Formação de Educadores do Mova-SP no Contexto de Educação Popular. 01/05/2006

 1v. 110p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (CURRÍCULO)

 Orientador(es): Sergio Haddad

 Biblioteca Depositaria: PUC SP

 

Palavras - chave:

 EDUCAÇÃO POPULAR, FORMAÇÃO DE EDUCADORES, MOVA

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 Vera Maria Masagão Ribeiro

 

 

Linha(s) de pesquisa: POLÍTICAS PÚBLICAS E REFORMAS EDUCACIONAIS E CURRICULARES  Estuda políticas de currículos na realidade contemporânea, privilegiando projetos inovadores que caminham na linha da proposição de um currículo emancipatório.

 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES-PROSUP

 

 

Dependência administrativa

  Particular

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Este trabalho analisa o processo de formação dos educadores do Programa MOVA (Movimento de alfabetização de Adultos), na cidade de São Paulo, no período de 2001 a 2004, a partir dos referenciais da Educação Popular. Para a realização desta pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas semi-estruturadas e análise de registros e documentos do MOVA-SP. O capítulo 1 aborda o surgimento do MOVA em São Paulo, sua estrutura de organização e funcionamento. A caracterização e conceitualização da Educação Popular, as concepções e desafios da formação de educadores populares são apresentadas nos capítulos 2 e 3. Os capítulos 4 e 5 apresentam a análise quanto à formação dos educadores á luz das características da Educação Popular e a efetividade da formação frente aos objetivos do MOVA. As considerações finais apresentam alguns desafios e possibilidades desse programa. Este trabalho contribui com o registro de parte do processo de um programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, na maior cidade do país, assim como analisa o processo de formação dos educadores que o desenvolvem, tendo em vista os objetivos de alfabetizar, inserir na escola e participar socialmente. Ainda, apresenta a vigência do paradigma da Educação Popular para desenvolver um programa que atende a população sem acesso a educação e mostra alguns desafios no sentido de fazer educação emamcipatória, com mobilização para a transformação social.