Andrea da Paixão Fernandes. Os empresários como atores educativos: uma aproximação crítica à redefinição da relação trabalho e educação no contexto das políticas neoliberais.. 01/04/2003  1v. 206p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - EDUCAÇÃO

 

 Orientador(es): Sonia Maria Rummert

 

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central do Gragoatá

 

Email do autor:  fernandesap@ig.com.br

 

 Palavras - chave:  relação trabalho-educação;alfabetização de jovens e adultos

 

 Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO

 

 Banca examinadora: 

 Gaudencio Frigotto

 

 Pablo Gentili

 

 Sonia Maria Rummert

 

 

Linha(s) de pesquisa: O MUNDO DO TRABALHO E A FORMAÇÃO HUMANA  Inclui projetos centrados em temas vinculados aos fundamentos econômicos, culturais, políticos e sociais do trabalho e dos processos formativos humanos.

 

 

Idioma(s): Português

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Os empresários como atores educativos - uma redefinição crítica à relação trabalho e educação no contexto das políticas neoliberais apresenta, a partir de um estudo de caso, como os empresários vêm se apresentando como atores educativos e, por sua vez, assumindo a responsabilidade com a alfabetização e com a escolarização de seus trabalhadores. E, ainda, qual é o reflexo dessa escolarização nos trabalhadores atendidos pelo Projeto e que denominaremos alunos-trabalhadores. Para tal, foi estudado o Projeto Alfabetizar é Construir que tem por objetivo alfabetizar os operários da construção civil em salas de aula montadas nos próprios locais de trabalho, ou seja, nos canteiros de obra. Este trabalho busca enfocar as transformações ocorridas no país no plano econômico, social, político e cultural, sinalizado pela implantação do projeto neoliberal com o governo de Fernando Collor de Mello e gradativamente aprofundado pelos governos que o sucederam até o ano de 2002, com o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, e analisar a política educacional brasileira, principalmente os processos de tramitação e aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96 - e as reformas educacionais e seus efeitos no cenário educacional do país e na educação de jovens e adultos. Para apresentar e analisar o Projeto Alfabetizar é Construir, recorremos aos documentos e aos autores que desenvolvem estudos sobre a educação que é oferecida à classe trabalhadora, seja de acordo com os interesses dos próprios trabalhadores ou os da classe empresarial e, também, às entrevistas realizadas com os alunos-trabalhadores, com as professoras e supervisoras do Projeto e com os representantes das empresas que escolhemos para esta pesquisa. O estudo do Projeto em questão serve de elemento para compreendermos a proposta de escolarização que é oferecida aos alunos-trabalhadores nos canteiros de obras, viabilizada pelas empresas através dos mecanismos de parcerias, e como esse aspecto se reflete nos operários atendidos. A análise da escolarização que vem sendo oferecida aos trabalhadores na década de 1990, num momento da história do país em que há um incentivo explícito aos processos de privatização, sobretudo no setor de serviços, nos permite compreender como os empresários se apresentam como atores educativos. Sendo assim, é possível perceber como, por detrás do discurso da necessidade de se implantar ações afirmativas que visem diminuir o cenário de exclusão social, são desenvolvidas ações que se caracterizam por filantrópicas. Isto ocorre à medida que as empresas envolvidas vão assumindo a responsabilidade com a educação da população e, por conseguinte, tomando para si a condição de colaboradoras na redução dos problemas sociais.