Alair Negri. A Concepção Dialética da Educação Aplicada a Formação do Alfabetizador: O caso so BBeducar - Programa de alfabetização de Jovens e Adultos do Banco do Brasil.. 01/10/2000

 1v. 90p. Mestrado. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): BEATRICE LAURA CARNIELLI DO NASCIMENTO

 Biblioteca Depositaria: Campus II

 

Palavras - chave:

 avaliação, capacitação, conhecimento, educação

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 BEATRICE LAURA CARNIELLI DO NASCIMENTO

 

 Carmen Maria Craidy

 

 MARIA DO SOCORRO JORDÃO EMERENCIANO

 

Linha(s) de pesquisa:

 Dinâmica Curricular e Ensino-Aprendizagem. Envolve uma análise crítica das dimensões fundamentais da educação, do currículo e do processo de ensino-aprendizagem. Destacam-se o ensino para a criatividade, a psicogênese do conhecimento e as tecnologias nos diferentes níveis e modalidades da educação.

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 O presente estudo avaliou aspectos operacionais do Curso de Formação de Alfabetizadores do BBeducar Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, do Banco co Brasil. Por estar assentado em princípios metodológicos da Concepção Dialética da Educação, o curso procura capacitar os voluntários com base nos alfabetizador para uma práxis transformadora e coletiva. A avaliação do processo procurou averiguar, portanto, a assimilação daquela concepção pelo voluntário alfabetizador. A pesquisa de compo foi orientada pela abordagem metodológica da avaliação dinâmica. Os dados obtidos por meio de dois questionários aplicados aso participantes, no início e nofinal do processo de formação, foram analisados e discutidos com base nos pressupostos dessa avaliação. Foi possível verificar, com a pesquisa levada a efeito em três cursos de formação, que o treinamento planejado e proposto pelo Programa atinge seu ponto máximo no aspecto da motivação - postulado do engajamento -, mas precisa ainda ser redirecionado e pontuado com mais ênfase nos aspectos da capacitação técnica e da visão política do trabalho. Quer dezer: o curso consegue estimular e envolver o participante na busca do conhecimento e na procura do desenvolvimento de ações de transformadora, pilar básico da concepção dialética da Educação. Como a avaliação do processo de formação, em última instância, delineia a avaliação do aprimoramento da operacionalização das atividades do Programa. Com este estudo e com as sugestões impressas no presente trabalho espera-se poder contribuir para o aprimoramento da operacionalização do Programa e para o cumprimento da missão social da Instituição que o mantém.