Marcio Plastina Cardoso. ESTUDANTES EM ANGRA, MÃO-DE-OBRA DOS REIS (POLÍTICA PÚBLICA MUNICIPAL PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE ANGRA DOS REIS NO PERÍODO DE 2000-2004).. 01/09/2005

 1v. 103p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Victor Vincent Valla

 Biblioteca Depositaria: biblioteca central do gragoatá

 

Palavras - chave:

 Educação de Jovens e Adultos; Regular Noturno 

 

Banca examinadora: 

 Lana Claudia de Souza Fonseca

 

Linha(s) de pesquisa:

 Avaliação de políticas e financiamento da educação  Políticas públicas para a educação. Propostas governamentais e da sociedade civil organizada. Determinantes políticos, sociais e econômicos. Formulação, gestão, implementação e financiamento, em seus diferentes níveis e instâncias. 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Esse trabalho se propõe a resgatar e problematizar a história do Regular Noturno na E.M. Cacique Cunhãbebe, de Angra dos Reis, no período 2000/2004. Pesquisar interna e externamente a formulação e implementação do seu Projeto Político Pedagógico para esse tipo de oferta à modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Procura, também, investigar as razões que levaram ao abandono do projeto inicial, construído coletivamente a partir da proposta de grade curricular da Secretaria Municipal de Educação, da última das três gestões consecutivas do Partido dos Trabalhadores (1989-2000) e a imposição de um novo projeto a partir de 2001. Para tanto, tenta analisar a relação entre os atores envolvidos na construção e implementação do projeto, assim como, a que se estabeleceu entre os que fizeram sua defesa e os que impuseram seu abandono. Pois, que se pretende utilizar a análise da trajetória do projeto atual, como ponto de partida para um movimento mais amplo de entendimento da política pública de Educação de Jovens e Adultos em Angra dos Reis, no período 2000/2004.