Edalma Ferreira Paes. O processo de alfabetização de adultos: para além das
aparências e dos estereótipos. 01/12/2001
1v.
88p. Mestrado. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS – EDUCAÇÃO
Orientador(es): Lilian Maria Paes de
Carvalho Ramos
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central
Email
do autor:
edalmapaes@uol.com.br
Palavras - chave:
educação de adultos -
cultura - gênero e origem social
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Helena Ibiapina Lima
Lilian Maria Paes de
Carvalho Ramos
Pedro Benjamim Carvalho e Silva Garcia
Linha(s) de pesquisa:
Relação Educação e Sociedade na Formação
Social Brasileira Pesquisa-se
a relação da Educação com as estruturas parciais (econômica, social, política e
ideológica) e global da Formação Social Brasileira na sua evolução histórica
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Esta dissertação, um estudo etnometodológico, teve por objetivo entender a
interferência da cultura no processo de alfabetização de adultos, buscando
ultrapassar as aparências e transpor estereótipos comumente associados aos desescolarizados. A população alvo foi constituída por dez educandos que participaram de uma Projeto
de Alfabetização de Adultos, desenvolvido em Campos dos Goytacazes, R.J., entre
março de 2000 e outubro de 2001. O trabalho buscou o aporte teórico de Paulo Freire,
com uma vertente especificamente voltada para a importância da cultura na
identificação dos interesses mais relevantes, num dado grupo de educandos. Concluiu ser o respeito à cultura do grupo,
indicador de inclusão escolar. Nas considerações finais, sugere como ponto
inicial a ser analisado no processo de elaboração de projetos de escolarização
de adultos, a compreensão dos principais aspectos da cultura do grupo estudado,
ultrapassando preconceitos que, em geral, caracterizam estas iniciativas e acabam
por conduzir ao fracasso e à evasão dos alunos.