Edalma Ferreira Paes. O processo de alfabetização de adultos: para além das aparências e dos estereótipos. 01/12/2001

 1v. 88p. Mestrado. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS – EDUCAÇÃO

 

 Orientador(es): Lilian Maria Paes de Carvalho Ramos

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central

 

Email do autor:

 edalmapaes@uol.com.br

  

Palavras - chave:

 educação de adultos - cultura - gênero e origem social

 

 Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

  

Banca examinadora: 

 Helena Ibiapina Lima

 Lilian Maria Paes de Carvalho Ramos

 Pedro Benjamim Carvalho e Silva Garcia

  

Linha(s) de pesquisa:

 Relação Educação e Sociedade na Formação Social Brasileira  Pesquisa-se a relação da Educação com as estruturas parciais (econômica, social, política e ideológica) e global da Formação Social Brasileira na sua evolução histórica

 

 Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta dissertação, um estudo etnometodológico, teve por objetivo entender a interferência da cultura no processo de alfabetização de adultos, buscando ultrapassar as aparências e transpor estereótipos comumente associados aos desescolarizados. A população alvo foi constituída por dez educandos que participaram de uma Projeto de Alfabetização de Adultos, desenvolvido em Campos dos Goytacazes, R.J., entre março de 2000 e outubro de 2001. O trabalho buscou o aporte teórico de Paulo Freire, com uma vertente especificamente voltada para a importância da cultura na identificação dos interesses mais relevantes, num dado grupo de educandos. Concluiu ser o respeito à cultura do grupo, indicador de inclusão escolar. Nas considerações finais, sugere como ponto inicial a ser analisado no processo de elaboração de projetos de escolarização de adultos, a compreensão dos principais aspectos da cultura do grupo estudado, ultrapassando preconceitos que, em geral, caracterizam estas iniciativas e acabam por conduzir ao fracasso e à evasão dos alunos.