Lilian Schwab Gelatti. A formação
de educadores de jovens e adultos: potencializadora e potencializada pela
educação a distancia?. 01/02/2005
1v. 148p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Marilú Fontoura de Medeiros
Biblioteca Depositaria: PUCRS
Palavras - chave:
Educação a distância; EJA; formação; exclusão e inclusão
Banca examinadora:
Maria Conceição Pillon Christofoli
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
A presente dissertação objetivou a análise e a identificação de como se produz e vem sendo produzida a Formação de Educadores de Jovens e Adultos pela Educação a Distância como potencialidade de processos inclusivos de jovens e adultos, bem como a construção pontos e contra-pontos referenciais para a potencialização da Formação de Educadores de Jovens e Adultos pela Educação a Distância e da Educação a Distância pela Formação de Jovens e Adultos. Este estudo submeteu-se à Análise de Discurso, abordagem metodológica qualitativa a qual foram analisados os dados coletados, consistindo em um processo de busca do entendimento do fenômeno e de compreensão da realidade, fundamentando-se em um referencial interpretativo e crítico. Optou-se pelas teorizações da teoria de Michel Foucault, buscando compreender as práticas discursivas e não-discursivas instituídas do contexto investigado. O primeiro capítulo teve a intenção de introduzir o leitor nos motivos que me levaram ao problema de pesquisa. O segundo objetivou apresentar a metodologia de pesquisa e seus procedimentos. O terceiro, quarto e quinto buscaram integrar o embasamento teórico com as falas que emergiram das entrevistas. O capítulo das considerações buscou refletir os significados que emergiram do estudo e que focalizam a temática em questão numa síntese conclusiva. A partir dos dados analisados concluiu-se que a Formação de Educadores de Jovens e Adultos viabilizada pela Educação a Distância é uma forte vertente de auto-formação e formação continuada. A educação a distância surge com particular potencialidade na formação de jovens e adultos, libertando-os dos condicionalismos de tempo e espaço da educação presencial e permitindo, assim, dar resposta a uma necessidade básica dos nossos tempos: aprender o que se quiser, onde se quiser e quando se quiser. É uma forma de desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem que, utilizando-se de sistema de tecnologia da comunicação, que é capaz de suprir o afastamento físico total ou parcial entre professores e estudantes, busca promover efetivamente a consecução dos objetivos educacionais fixados.