CATARINA MARIA GARCIA CASTRO. PERSPECTIVA
DE PROFESSORES E ALUNOS DE SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, UMA
INTERPRETAÇÃO A PARTIR DA CONCEITUAÇÃO DE BASIL BERNSTEIN. 01/04/2002
1v. 145p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO
Orientador(es): MARIA HELENA DEGANI VEIT
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
Email do autor:
cmcastro@terra.com.br
Palavras - chave:
professores; séries iniciais
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Banca examinadora:
Elizabeth Diefenthaeler Krahe
Linha(s) de pesquisa:
EIXO TEMÁTICO 3: CULTURA, CURRÍCULO E SOCIEDADE X
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Este estudo analisa as perspectivas de
professores da rede pública de ensino enfocando o currículo, a prática
pedagógica, a avaliação, assim como as perspectivas dos alunos dessas mesmas
séries quanto ao seu retorno à escola. Iniciamos tematizando
as questões sobre as políticas públicas nessa modalidade. Tratando a seguir das
questões da alfabetização e da escolarização desta população. A primeira
tematização é abordada a partir dos estudos de Sérgio Haddad (1991-2000), de
Maria Clara Di Pierro
(1999-2000) e de Roberto Jamil Cury(2000). A segunda, considerou os estudos de Harvey
J. Graff (1990) e Jenny Cook-Gumperz (1991). De acordo com a abordagem teórica de Basil Bernstein (1996) lidamos com as categorias: discurso
instrucional e regulador, constituintes da prática pedagogia, do currículo e da
avaliação, utilizando os conceitos de classificação e enquadramento para
descrição e análise dos contextos educacionais