Wiane da Silva Ribeiro. PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 01/12/2003

 1v. 146p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Timothy Denis Ireland

 Biblioteca Depositaria: PPGE

 

Palavras - chave:

 leitor, leitura, projeto escola peão

 

Banca examinadora: 

 Leôncio José Gomes Soares

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação de Jovens e Adultos  Estudos e pesquisas sobre teorias e metodologias em educação de jovens e adultos.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta dissertação enfoca as práticas de leitura desenvolvidas nas salas de aula do Projeto Escola Zé Peão, voltado para a Educação de Jovens e Adultos trabalhadores da construção civil. A essência da pesquisa está voltada para o contexto escolar com o intuito de analisar as práticas de leitura vivenciadas e sua contribuição para a formação do leitor. Para isso, foi realizado um Estudo de Caso que possibilitou a coleta de dados acerca do trabalho de leitura desenvolvido pelo professor na sala de aula, bem como dos portadores textuais utilizados nesse espaço e da atuação da biblioteca volante do Projeto. Na análise do material empírico, guiada por contribuições teóricas que envolvem leitura, leitor, contexto escolar, buscou-se compreender o processo de formação do leitor a partir das diversas práticas de leitura concretizadas, destacando suas ações e dificuldades, os gêneros textuais existentes, a presença da biblioteca volante e o interesse do aluno-leitor. Como resultados, o estudo em tela destaca a necessidade de reflexão a respeito do trabalho de leitura no contexto escolar preocupado com a construção do leitor mediante o delineamento de algumas afirmações precisas sobre o fenômeno leitura.