Geisa Genaro Gomes. Educação de jovens e adultos: o que desejam os alunos, o que pretendem
as professoras.. 01/08/2006
1v. 120p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): ANA LUCIA GUEDES PINTO
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central - UNICAMP
Palavras - chave:
Formação de Professores; História Oral; Memória e Formação
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Vera Maria Masagão Ribeiro
Linha(s) de pesquisa:
Formação do Professor, Currículo e Ensino Superior Estudos das práticas de ensino-aprendizagem, da formação do professor para os diversos níveis, bem como da organização da educação superior e das relações entre Universidade, Estado e Sociedade.
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
Este estudo teve como objetivo ouvir e registrar as vozes dos sujeitos que compõem a realidade cotidiana da Fundação Municipal para Educação Comunitária, órgão ligado à Secretaria de Educação do município de Campinas. A perspectiva teórico-metodológica assumida seguiu os princípios de trabalho da História Oral, tomando como referência principalmente as pesquisas de Portelli, Amado, Demartini e Queiroz. Através dos depoimentos de professoras e de alunos que vivenciam as práticas pedagógicas da instituição, a investigação trabalhou com as diversas visões e compreensões, tanto das docentes quanto dos estudantes, a respeito do ensino de EJA da FUMEC. Pode-se notar que, em função dos lugares sociais diferentes que ocupam na relação de ensinar e de aprender, as narrativas optam por encaminhar-se para caminhos distintos e por abordar temáticas que para os alunos tomam um certo rumo e para as professoras tomam outro, mas que não são excludentes.