LETÍCIA DE LOURDES CURADO TELES. Constituição
de professores em Educação de jovens e adultos numa escola pública do Distrito
Federal: completude na incompletude? ou incompletude na completude?.
01/08/2003
1v. 161p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): RENATO HILÁRIO DOS REIS
Biblioteca Depositaria: BCE-UnB
Email do autor:
leticiateles@uol.com.br
Palavras - chave:
Formação e constituição de professores; EJA;
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Banca examinadora:
ROSELI APARECIDA CAÇÃO FONTANA
Linha(s) de pesquisa:
EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS Educação e Desenvolvimento Comunitário; Movimentos Sociais e Práticas Comunitárias; Ecologia e educação ambiental; Educação Não-Formal e Educação Popular.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Nesta pesquisa, analiso o processo de constituição das/os professoras/es que atuam no primeiro segmento (séries iniciais do Ensino Fundamental) da educação de jovens e adultos sinalizando para a insuficiência de cursos de formação de professoras/es quando não consideram as condições histórico-culturais na constituição da/o professora/r. Formação e/ou constituição de professoras/es? Pela análise da retrospectiva histórica e particularmente pela minha atuação na área da "formação" de professoras/es de jovens e adultos, busco descobrir e estabelecer uma possível relação que possa existir entre a formação de professoras/es no sistema público de ensino do Distrito Federal e a exercitada e desenvolvida pelo movimento popular organizado da cidade satélite do Paranoá-DF em ação conjunta com a UnB. A participação no Projeto Paranoá de educação de jovens e adultos, a inserção contributiva participativa e as conversas-entrevistas com professoras de uma escola pública do Distrito Federal são a base dos procedimentos metodológicos que se fundamentam nos princípios da pesquisação. A experiência do Projeto Paranoá mostra a ocorrência de constituição de sujeitos de saber, poder e amor em um movimento práxico de professoras/es que tem vez, voz e decisão em seu aprendizado e desenvolvimento humano; o que sinaliza com a possibilidade de superação do modelo vigente do sistema formador de professoras/es. E assinala, ainda, com a viabilidade de complementaridade e oxigenação mútuas entre a experiência do movimento popular e o que é desenvolvido no sistema público. A análise das narrativas revela que, eu, uma pesquisadora-professora e professora-pesquisada, as/os professoras/es da educação de jovens e adultos com nossas contradições, na oscilação de origem e posições de classe, somos sujeitos de contribuição transformadora à sociedade em que vivemos. Nossas condições histórico-sociais contribuem e possibilitam a transformação de nós mesmos, de nosso cotidiano, de nossa história e da história da sociedade, individual e/ou coletivamente, desde que em nossa prática político-epistemológica nos oportunizemos o transformar-nos, o sermos transformados e o transformar simultâneo do contexto social, econômico e cultural (histórico-cultural) em que estamos inseridos. Concluo o trabalho mostrando que é possível uma formação de professores que leve em consideração a constituição mútua e recíproca dos sujeitos em suas condições histórico-culturais e dentro delas as relações sociais.