Nelzi Maria Tramontin. Programa de Alfabetização Solidária: uma perspectiva para educação de
jovens e adultos na formação de educadores pelas Instituições de Ensino
Superior. 01/11/2005
1v. 135p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Mirian Martins Sozim
Biblioteca Depositaria: Biblioteca do Bloco M
Palavras - chave:
Educação de Jovens e Adultos,Inclusão Social, Form. de Prof.
Banca examinadora:
José Fagundes
José Tadeu Dolinski
Linha(s) de pesquisa:
Ensino e Educação de Professores Pretende analisar o fenômeno do ensino e suas implicações na educação de professores, indicando elementos para tomada de decisões relativas a mudanças e inovação no processo ensino-aprendizagem. A ser encerrada em 2005 ou integrada à Linha Ens-Aprend
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
Esta dissertação tem como objetivo analisar a prática pedagógica dos alfabetizadores da Educação de Jovens e adultos, que atuam no Programa Alfabetização Solidária (PAS), entre os anos de 2004/2005 e verificar qual a qualificação que possuem para trabalhar com este público específico. A escolarização de adultos exige um trabalho diferenciado daquele utilizado na educação de crianças, por isso utilizou-se como fio condutor de análise, a Proposta Curricular da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental elaborado pela coordenação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e a Pedagogia Freiriana. Pautando-se nos princípios da democracia e da inclusão social em confronto com o contexto educacional instaurados pelas demandas neoliberais, que propagam um discurso de educação para todos, há urgência de políticas para democratizar o acesso e permanência dos alunos de EJA. Para tanto, foi feito uma análise histórica da EJA no Brasil para verificar se, em algum momento, foi atendido o aspecto da formação profissional para esta clientela. Realizou-se um recorte da realidade dos professores do PAS de três Municípios do Estado de Alagoas: Tanque d'Arca, Pilar e Anadia, região de alto índice de analfabetismo cujos habitantes sobrevivem basicamente da lavoura da cana-de-açúcar. A capacitação destes professores é coordenada pela Universidade Estadual da cidade de Ponta Grossa-Pr (UEPG), que atua em arceria com o PAS desde 1997. O PAS é uma organização da sociedade civil que, em sete anos de atuação, atendeu mais de quatro milhões de alunos em dois mil e dez municípios e formou mais de três mil alfabetizadores. Constatou-se que o trabalho realizado pelo PAS não é realizado por profissionais devidamente habilitados, o que significa que a qualidade deste ensino pode ser questionada, pois fica a critérios das Instituições de Ensino Superior oferecer a disciplina de EJA em sua grade curricular. A partir dos olhares e reflexões destes alfabetizadores fez-se uma análise acerca do Programa da Alfabetização Solidária, como sendo uma perspectiva para a formação de educadores para Educação de Jovens e Adultos. A metodologia adotada nesta pesquisa, parte da abordagem qualitativa, numa perspectiva interpretativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados, as entrevistas, filmagens e análise de materiais produzidos pelo PAS. Diante dos dados coletados e analisados a partir das representações sociais de cada um dos 47 alfabetizadores entrevistados, percebe-se que a EJA, entre os demais níveis que constituem a Educação Básica, aponta para a necessidade de uma formação permanente do educador. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Inclusão Social, Formação de Professores, Pedagogia Freiriana. Número de páginas:135