MÁRCIA APARECIDA LIMA VIEIRA. Poder Público e Educação de Jovens e Adultos: Alfabetização Solidaria, Primeiros Passos de um Programa Antigo. 01/06/2001

 1v. 118p. Mestrado. UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): ELIAS BOAVENTURA

 Biblioteca Depositaria: Taquaral-UNIMEP; INEP

 

Email do autor:

 maralvi@unimep.br

 

Palavras - chave:

 Educação de Jovens e Adultos;Prog.de Alfabetização Solidária

 

Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO DE ADULTOS

 

Banca examinadora: 

 JORGE HAMILTON SAMPAIO

 

Linha(s) de pesquisa:

 História e Educação  Estuda a relação entre Educação e História e temas específicos relativos à Educação no Brasil, privilegiando, no interior do debate historiográfico, pesquisas sobre sistemas educacionais laicos e confessionais, além de práticas educativas alternativas.

 

Dependência administrativa  Particular

 

 Resumo tese/dissertação:

 Através deste trabalho possuímos o intuito de pontuarmos algumas questões para reflexão sobre a Educação de Pessoas Jovens e Adultas no país, especialmente em relação à alfabetização desta população. Para tanto realizamos um apontamento histórico da Educação de Pessoas Jovens e Adultas na Legislação Nacional e também procuramos analisar as principais campanhas de alfabetização ocorridas no Brasil, a partir de 1947. Nesta análise trabalhamos com a desconfiança de que há descaso do Poder Público com a Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Esta vem sendo negligenciada através dos tempos e, apesar de ser considerada legalmente como parte do Ensino Fundamental, não recebe os mesmos recursos e tampouco é considerada como prioridade pela maioria das administrações públicas. Atualmente atuamos no Programa Alfabetização Solidária, que funciona num modelo de parcerias em que a entrada do Poder Público depende da iniciativa de empresas ou da sociedade civil. Assim, nesta atuação encontramos uma série de inquietações, entre estas temos a desconfiança de que o Programa Alfabetização Solidária pode ser mais uma das formas de desresponsabilização do Poder Público de seu dever na oferta de Educação para pessoas que tiveram durante a infância este direito negado. Esta é nossa hipótese. Assim realizamos também neste trabalho uma análise do Programa Alfabetização Solidária, visto a partir do olhar de quem atua diretamente nas comunidades em que o Programa acontece.