MARCIA REJANIA SOUZA XAVIER. EDUCAÇÃO E RELIGIÃO: OS ENTRE-LUGARES DA
EDUCAÇÃO DE ADULTOS NA AÇÃO EDUCATIVA DO PEACE. 01/02/2003. 1v.
207p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): CRISTIANA TRAMONTE VIEIRA DE SOUZA
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central e
Biblioteca Setorial
Palavras - chave: educ. de
adultos; religião; com. evangelica; cultura popular
Banca examinadora:
Danilo Romeu Streck
Linha(s) de pesquisa:
EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS DEDICADA A ESTUDOS E
PESQUISAS SOBRE AS QUESTÕES E PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS EMERGENTES NA PRÁTICA
DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, FOCALIZANDO PARTICULARMENTE A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA,
A RELAÇÃO ENTRE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL.
Agência(s) financiadora(s) do
discente ou autor tese/dissertação: CNPq
Dependência administrativa:
Federal
Resumo tese/dissertação:
Este
estudo se configura como uma dissertação apresentada ao Programa de
Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha
de pesquisa educação e Movimentos Sociais, como requisito parcial à obtenção do
título de mestre. Focaliza, como problema de pesquisa,
as tensões que emergem da relação intercultural entre
educação e religião, presentes nas salas de aula do Projeto de Educação de
Adultos em
Comunidade Evangélicas - PEACE, desenvolvido pela
Universidade Estadual de Londrina, em forma de extensão à comunidade, nos anos
de 1997 a
2000. Com o objetivo central de conhecer e discutir a religião popular
evangélica presente em salas de aula do PEACE, identifica as ambivalências que
surgem desta prática por meio do confronto entre os sujeitos envolvidos neste
processo e que podem servir de base para re-significar a Educação de Adultos. A
pesquisa bibliográfica apresenta recortes teóricos em relação a categorias
necessárias à compreensão do processo educacional do adulto. Discute a Educação
de Adultos na perspectiva da educação Popular; a Religião na concepção da
Antropologia, apoiada nos estudos de Clifford Geertz,
quando este apresenta a religião como um sistema cultural. Discute a Religião
Popular na concepção dos estudos da Sociologia da Religião, para analisar o
significado da religião para as classes populares. A partir dos estudos da
Educação Intercultural, articulam-se as categorias
apontadas, considerando que a religião é uma dimensão da cultura popular e que
dela emergem espaços não vistos, muitas vezes em instituições formais de
ensino. A pesquisa de campo foi direcionada para investigar os significados que
a Educação de Adultos assume, quando ocorre em um contexto religioso popular
evangélico, tomando, como lócus de investigação, uma classe de alfabetização do
PEACE, junto à Sétima Igreja Presbiteriana Independente de Londrina, situada na
região dos Cinco Conjuntos, bairro popular da Zona Norte de Londrina, no
Paraná. O paradigma de investigação é a Etnometodologia
de Alain Coulon. Os dados foram coletados a partir da
observação direta das atividades do projeto, entrevistas abertas e
semi-estruturadas, com alunos, alunas e professoras, registro em diário de
campo e análise de documentos. Os resultados apontam, em primeira instância,
para a necessidade de repensar uma Educação de Adultos que considere a cultura
popular, que tem sua lógica na oralidade. Em segunda instância, para a
experiência de fé das classes populares, com a perspectiva de conhecer a
leitura que as pessoas empobrecidas fazem do mundo e, desta forma, poder
organizar uma prática pedagógica voltada para a realidade dos homens e mulheres
que buscam a escolarização como direito e a religião enquanto experiência que
possibilita a reconstrução da identidade.