MARCIA REJANIA SOUZA XAVIER. EDUCAÇÃO E RELIGIÃO: OS ENTRE-LUGARES DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS NA AÇÃO EDUCATIVA DO PEACE. 01/02/2003. 1v. 207p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - EDUCAÇÃO

 

 Orientador(es): CRISTIANA TRAMONTE VIEIRA DE SOUZA

 

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central e Biblioteca Setorial

 

Palavras - chave: educ. de adultos; religião; com. evangelica; cultura popular

 

Banca examinadora: 

 Danilo Romeu Streck

 

Linha(s) de pesquisa:

 EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS  DEDICADA A ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE AS QUESTÕES E PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS EMERGENTES NA PRÁTICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, FOCALIZANDO PARTICULARMENTE A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, A RELAÇÃO ENTRE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CNPq

 

Dependência administrativa: Federal

 

Resumo tese/dissertação:

            Este estudo se configura como uma dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa educação e Movimentos Sociais, como requisito parcial à obtenção do título de mestre. Focaliza, como problema de pesquisa, as tensões que emergem da relação intercultural entre educação e religião, presentes nas salas de aula do Projeto de Educação de Adultos em Comunidade Evangélicas - PEACE, desenvolvido pela Universidade Estadual de Londrina, em forma de extensão à comunidade, nos anos de 1997 a 2000. Com o objetivo central de conhecer e discutir a religião popular evangélica presente em salas de aula do PEACE, identifica as ambivalências que surgem desta prática por meio do confronto entre os sujeitos envolvidos neste processo e que podem servir de base para re-significar a Educação de Adultos. A pesquisa bibliográfica apresenta recortes teóricos em relação a categorias necessárias à compreensão do processo educacional do adulto. Discute a Educação de Adultos na perspectiva da educação Popular; a Religião na concepção da Antropologia, apoiada nos estudos de Clifford Geertz, quando este apresenta a religião como um sistema cultural. Discute a Religião Popular na concepção dos estudos da Sociologia da Religião, para analisar o significado da religião para as classes populares. A partir dos estudos da Educação Intercultural, articulam-se as categorias apontadas, considerando que a religião é uma dimensão da cultura popular e que dela emergem espaços não vistos, muitas vezes em instituições formais de ensino. A pesquisa de campo foi direcionada para investigar os significados que a Educação de Adultos assume, quando ocorre em um contexto religioso popular evangélico, tomando, como lócus de investigação, uma classe de alfabetização do PEACE, junto à Sétima Igreja Presbiteriana Independente de Londrina, situada na região dos Cinco Conjuntos, bairro popular da Zona Norte de Londrina, no Paraná. O paradigma de investigação é a Etnometodologia de Alain Coulon. Os dados foram coletados a partir da observação direta das atividades do projeto, entrevistas abertas e semi-estruturadas, com alunos, alunas e professoras, registro em diário de campo e análise de documentos. Os resultados apontam, em primeira instância, para a necessidade de repensar uma Educação de Adultos que considere a cultura popular, que tem sua lógica na oralidade. Em segunda instância, para a experiência de fé das classes populares, com a perspectiva de conhecer a leitura que as pessoas empobrecidas fazem do mundo e, desta forma, poder organizar uma prática pedagógica voltada para a realidade dos homens e mulheres que buscam a escolarização como direito e a religião enquanto experiência que possibilita a reconstrução da identidade.