Jeane do Socorro Costa da Silva. MATEMÁTICA NA EJA: UMA PROPOSTA PARA TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL. 01/06/2006

 1v. 140p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS

 Orientador(es): Renato Borges Guerra

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFPA

 

Palavras - chave:

 Educação de Jovens e Adultos, Aprendizagem Significativa

 

 

Área(s) do conhecimento: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

 

 

Banca examinadora: 

 Juaci Picanço da Silva

 

 

Linha(s) de pesquisa:

Processos de Ensino e de Aprendizagem na área de Educação Matemática  Refere-se ao âmbito formal e não-formal, nos diferentes níveis de ensino, tais como metodologias e abordagens de ensino-aprendizagem, obstáculos epistemológicos, processos construtivistas, pesquisa no ensino... na perspectiva transformadora de contextos.

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Neste trabalho apresentamos uma proposta de Aprendizagem Significativa em Matemática, na Educação de Jovens e Adultos, para trabalhadores da construção civil. O foco de estudo incide em explorar os saberes profissionais dos trabalhadores da construção civil na construção dos conceitos de medida de área e grandezas diretamente proporcionais. A pesquisa ancora-se em conversas realizadas com pedreiros no canteiro de obras onde identificamos os saberes profissionais que serviram de facilitadores para a passagem do concreto para o abstrato, partindo do cotidiano profissional dos pedreiros, das suas experiências de vida, dos conhecimentos práticos adquiridos em seu trabalho até chegarmos à construção de conceitos matemáticos abstratos.