Adriana Cristina Pires Rial. Avaliação da
aprendizagem na educação de jovens e adultos :
práticas correntes no ensino médio em história. 2007
1v. 138 p. Mestrado. UNIVERSIDADE
CATÓLICA DE SANTOS
Orientador(es): NEREIDE SAVIANI
Biblioteca
Depositaria: IBICT
Palavras -
chave:
Avaliação da
aprendizagem; EJA; Ensino de História; Ensino Médio
Área(s) do
conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
NEREIDE SAVIANI
MARIA ANGÉLICA
RODRIGUES MARTINS
LUIZ CARLOS
BARREIRA
Linha(s) de
pesquisa:
Não foi informado pela autora no
trabalho.
Dependência administrativa
Privada
Resumo
tese/dissertação:
A avaliação da
aprendizagem tem se revelado um dos grandes problemas do desenvolvimento do
processo pedagógico nos diversos níveis e modalidades de ensino, exigindo
reflexões sobre a importância de se discutir a valorização de práticas
avaliativas diversificadas, que acompanhem o aluno em seus progressos e
dificuldades e forneçam indicadores para o aprimoramento do trabalho
pedagógico, na perspectiva de inclusão e emancipação. Na Educação de Jovens e
Adultos EJA, tal discussão assume relevância quando se constata que boa parte
dos alunos, com escolaridade interrompida quando crianças ou adolescentes, ressente-se de ter sido alvo de avaliações autoritárias e
excludentes. Com tais preocupações, o objetivo deste trabalho é analisar processos
de avaliação desenvolvidos em classes de EJA, especificamente no ensino de
História, em nível médio conforme descrição e comentários de participantes de
tais processos buscando-se identificar práticas correntes de verificação da
aprendizagem, procedimentos e instrumentos considerados eficazes, critérios de
apreciação dos resultados, eventuais medidas relacionadas à sua divulgação, à
discussão com os alunos e ao redirecionamento do trabalho pedagógico. A
metodologia da pesquisa compreende análise de depoimentos de sujeitos que atuam
em escolas públicas, remetendo-se ao exame de prescrições oficiais e de
documentos produzidos no âmbito de unidades escolares selecionadas. Foram
entrevistados coordenadores, professores e alunos de EJA de duas instituições públicas
do Município de Cubatão / SP: uma de formação técnico-profissional (Centro
Federal de Educação Tecnológica CEFET), outra de formação geral (uma Escola
Estadual de Ensino Médio). A discussão é feita à luz de produção teórica sobre
concepção crítica de avaliação (Ana Maria Saul; Cipriano Luckesi;
entre outros), sobre as especificidades da Educação de Jovens e Adultos (Álvaro
Vieira Pinto; Maria Clara Di Pierro, entre outros) e subsídios sobre currículo
(Jose Gimeno Sacristán; Nereide Saviani, entre outros).
Este trabalho que integra o Projeto de Pesquisa Currículo e Avaliação em
Instituições Educacionais da Baixada Santista, sob a coordenação da
orientadora, Profa. Dra. Nereide Saviani é financiado
pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, através do Projeto Bolsa
Mestrado.