Rosemary Calazans Lopes. Uma
reflexão sobre o processo de ensino/aprendizagem da operação de multiplicação
implementado numa classe de alunos jovens e adultos.. 01/06/2003
1v. 131p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Circe Mary Silva da Silva Dynnikov
Biblioteca Depositaria: Biblioteca do INEP
Palavras - chave:
operação de multiplicação; concepções
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA
Banca examinadora:
Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner
Linha(s) de pesquisa:
Educação Matemática Este grupo de pesquisa compreende estudos que, levando em conta a abordagem histórica, voltam-se para as transformações dos conceitos matemáticos, para sua transmissão e para os debates metodológicos a eles relacionados. Visa, ainda, realizar estudos cons
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
O objetivo do nosso trabalho foi investigar o processo de ensino-aprendizagem de alunos da educação de jovens e adultos da quarta série do ensino regular noturno no que se refere à aprendizagem da operação de multiplicação. Nossa investigação buscou perceber possíveis relações entre as concepções do aluno sobre a disciplina de matemática e as dificuldades na aprendizagem da operação de multiplicação. Objetivamos também avaliar a prática docente e fornecer subsídios para a reflexão dos professores da educação de jovens e adultos. Nosso referencial teórico se orientou pelos trabalhos relativos às concepções, estudos sobre o processo de ensino-aprendizagem, educação de jovens e adultos e sobre a profissão docente. Optamos pela metodologia do estudo de caso etnográfico e para a análise dos dados trabalhamos com a análise de conteúdo. Nossa análise dos dados apontou para uma correlação entre a concepção da disciplina de matemática e a dificuldade no que se refere à aprendizagem da operação de multiplicação e para o papel fundamental do docente no processo de ensino-aprendizagem.