SAMUEL RAMOS DA SILVA. MOVIMENTO,
COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MST. 01/04/2003
1v. 167p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Elenor Kunz
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central e Biblioteca Setorial - CED
Palavras - chave:
Educ. jovens adultos; comunicação e linguagem; corporeidade
Banca examinadora:
Telmo Marcon
Linha(s) de pesquisa:
EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS DEDICADA A ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE AS QUESTÕES E PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS EMERGENTES NA PRÁTICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, FOCALIZANDO PARTICULARMENTE A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, A RELAÇÃO ENTRE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Este estudo tem como objetivo compreender as formas de comunicação e linguagem no contexto da Educação de Jovens e Adultos - EJA, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST, no Planalto Central Catarinense. Parte do pressuposto de que a cultura de movimento do homem do campo apresenta uma linguagem diferenciada das linguagens dos meios urbanos, onde o gesto e a linguagem oral são mais usados que a escrita. A partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, busca compreender o corpo do trabalhador rural como um suporte de signos sociais e o canal físico da linguagem, numa relação dialética consigo mesmo, com os outros e com os objetos do seu mundo. Teve por base um eixo teórico com ênfase na filosofia da linguagem concebida como signo ideológico. A análise desenvolvida com os educadores de EJA em diversos espaços de atuação revela como a linguagem política-ideológica defendida pelo Movimento vem sendo assimilada e desenvolvida por estes homens e mulheres em suas atividades pedagógicas cotidianas e nos momentos de capacitação e de formação, sendo a mística o principal veículo dessa linguagem.