MARIA CHRISTINA DE MAGALHAES SILVESTRE. ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS: UMA PROPOSTA PARA DE IDENTIFICAÇÃO DE REPERTÓRIO DE LEITURA.
01/05/2001. 1v. 96p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE
CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO)
Orientador(es): MELANIA MOROZ
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA CENTRAL DA PUC/SP
Palavras - chave:
ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS, REPERTÓRIO, LEITURA
Área(s) do conhecimento:
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Banca examinadora:
Ana Lucia Cortegoso
Linha(s) de pesquisa:
ENSINO E FORMAÇÃO DE
PROFESSORES O
FOCO CENTRAL É A ATUAÇÃO DO PROFESSOR
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:
CAPES - DS
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
O conhecimento do repertório inicial do aluno é condição importante para o planejamento do ensino (Skinner,1972). Estudos para conhecer repertório de alunos são mais freqüentes com crianças (Teixeira, 1991; Betetto,1981; Costa,1985; Rodrigues,1995); já na literatura que trata de alfabetização de jovens e adultos não é dada ênfase para diagnosticar o repertório inicial do adulto ao entrar em uma classe de alfabetização. O presente estudo elaborou um material para auxiliar o professor de classe de alfabetização de jovens e adultos a conhecer melhor seu aluno no que diz respeito ao sistema alfabético ortográfico, mais especificamente a leitura. O instrumento elaborado pretende diagnosticar o repertório de leitura de jovens e adultos que freqüentam ou vão freqüentar uma classe de alfabetização. O material elaborado consiste em quatro partes. A primeira permite ter acesso a alguns dados pessoais como: nome, data de nascimento, cidade e estado de nascimento, tempo de escolaridade e razão do interesse em aprender a ler. A Segunda parte do instrumento visa detectar o conhecimento das diferentes grafias (letra de imprensa maiúscula, minúscula e cursiva) e o conhecimento das letras. A verificação da leitura de palavras e conhecimento de sílabas simples ou complexas pelo aluno é objetivo da terceira parte. A Quarta e última parte tem como objetivo verificar a leitura de textos. O instrumento foi aplicado em onze alunos, com idade variando entre 20 e 68 anos. Foi possível detectar, após a análise dos resultados, o desempenho de cada sujeito com relação a leitura. O instrumento possibilitou, além de uma diferenciação nos desempenhos dos sujeitos no que diz respeito ao conhecimento de letras e grafias, leitura de palavras, sílabas simples e complexas e leitura de textos, conhecer a natureza do erros cometidos, indicando ser um material que auxilia a atuação do professor.