MARIA CHRISTINA DE MAGALHAES SILVESTRE. ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA PARA DE IDENTIFICAÇÃO DE REPERTÓRIO DE LEITURA. 01/05/2001. 1v. 96p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO)

 

 Orientador(es): MELANIA MOROZ

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA CENTRAL DA PUC/SP

 

Palavras - chave:

 ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS, REPERTÓRIO, LEITURA

 

Área(s) do conhecimento: 

 PSICOLOGIA EDUCACIONAL

 

Banca examinadora: 

 Ana Lucia Cortegoso

 

Linha(s) de pesquisa:

 ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES  O FOCO CENTRAL É A ATUAÇÃO DO PROFESSOR EM DIFERENTES NÍVEIS, CONSIDERANDO-SE OS PROCESSOS FORMATIVOS, AS CONDIÇÕES DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL E EM ESPECIAL O ENSINO

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:

  CAPES - DS

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 

            O conhecimento do repertório inicial do aluno é condição importante para o planejamento do ensino (Skinner,1972). Estudos para conhecer repertório de alunos são mais freqüentes com crianças (Teixeira, 1991; Betetto,1981; Costa,1985; Rodrigues,1995); já na literatura que trata de alfabetização de jovens e adultos não é dada ênfase para diagnosticar o repertório inicial do adulto ao entrar em uma classe de alfabetização. O presente estudo elaborou um material para auxiliar o professor de classe de alfabetização de jovens e adultos a conhecer melhor seu aluno no que diz respeito ao sistema alfabético ortográfico, mais especificamente a leitura. O instrumento elaborado pretende diagnosticar o repertório de leitura de jovens e adultos que freqüentam ou vão freqüentar uma classe de alfabetização. O material elaborado consiste em quatro partes. A primeira permite ter acesso a alguns dados pessoais como: nome, data de nascimento, cidade e estado de nascimento, tempo de escolaridade e razão do interesse em aprender a ler. A Segunda parte do instrumento visa detectar o conhecimento das diferentes grafias (letra de imprensa maiúscula, minúscula e cursiva) e o conhecimento das letras. A verificação da leitura de palavras e conhecimento de sílabas simples ou complexas pelo aluno é objetivo da terceira parte. A Quarta e última parte tem como objetivo verificar a leitura de textos. O instrumento foi aplicado em onze alunos, com idade variando entre 20 e 68 anos. Foi possível detectar, após a análise dos resultados, o desempenho de cada sujeito com relação a leitura. O instrumento possibilitou, além de uma diferenciação nos desempenhos dos sujeitos no que diz respeito ao conhecimento de letras e grafias, leitura de palavras, sílabas simples e complexas e leitura de textos, conhecer a natureza do erros cometidos, indicando ser um material que auxilia a atuação do professor.