REINALDO VICENTINI
JUNIOR. O filme como elemento sensibilizador na educação de jovens e adultos.
Mediado pelo professor de História.. 01/09/2002. 1v.
107p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): VÂNIA LÚCIA QUINTÃO CARNEIRO
Biblioteca Depositaria: BCE
Palavras - chave:
Filme; Sensibilização; Educação de Jovens e Adultos (EJA);
Área(s) do conhecimento:EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
ANA MARIA LOPES ROLAND
MARIA THEREZINHA FERRAZ NEGRÃO DE MELLO
VÂNIA LÚCIA QUINTÃO CARNEIRO
Linha(s) de pesquisa:
TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO A educação mediada pelas tecnologias de comunicação e informática.A formação do professor no mundo contemporâneo: processo de inovação nas práticas e nas linguagens e os desafios postos à democracia, na perspectiva da inclusão digital.
Dependência administrativa: Federal
Resumo tese/dissertação:
O estudo aborda, na temática das novas tecnologias aplicadas à Educação, a questão da utilização do filme como artefato tecno-pedagógico para o ensino da disciplina de História na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA.. Atualmente, a escola está incorporando esses novos recursos tecnológicos da comunicação, experimentando um uso crescente de computadores, televisão e filmes em sala de aula. O argumento é utilizar o filme como meio pedagógico na aula de História para os alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), a aprendizagem ocorrerá através de uma relação dialógica com a emoção proveniente da narrativa cinematográfica. Ao colocar o cinema na perspectiva de uma tecnologia cognitiva pretende-se abarcar o potencial sensível que o cinema traz em seu bojo para um público já acostumado com a linguagem simbólica das imagens. Para isso, toma-se o Centro Educacional Gisno - Plano Piloto do Distrito Federal como amostragem de uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Durante um semestre foram realizadas observações assistemáticas da prática em sala de aula de uma professora da disciplina de História, que utiliza como estratégia a utilização do filme como apoio ao desenvolvimento do conteúdo programático na disciplina de História Com base nas observações realizadas, o trabalho argumenta que o filme, quando utilizado como elemento de sensibilização para o aprendizado da disciplina História, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), é fundamentalmente mediado pelo professor, pois é ele que faz através de sua intervenções a representação das representações icônicas do filme para a interpretação crítica da História em sala de aula. O filme ou qualquer artefato que venha ser aplicado, visual ou virtual, nos ambientes escolares necessariamente passa pela mediação do professor, pois é ele que pode despertar o sensível das imagens e narrativas do filme que é incorporado aos conhecimentos da História.