REINALDO VICENTINI JUNIOR. O filme como elemento sensibilizador na educação de jovens e adultos. Mediado pelo professor de História.. 01/09/2002. 1v. 107p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - EDUCAÇÃO

 

 Orientador(es): VÂNIA LÚCIA QUINTÃO CARNEIRO

 Biblioteca Depositaria: BCE

 

Palavras - chave:

 Filme; Sensibilização; Educação de Jovens e Adultos (EJA);

 

Área(s) do conhecimento:EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 ANA MARIA LOPES ROLAND

 

 MARIA THEREZINHA FERRAZ NEGRÃO DE MELLO

 

 VÂNIA LÚCIA QUINTÃO CARNEIRO

 

Linha(s) de pesquisa:

 TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO  A educação mediada pelas tecnologias de comunicação e informática.A formação do professor no mundo contemporâneo: processo de inovação nas práticas e nas linguagens e os desafios postos à democracia, na perspectiva da inclusão digital.

 

Dependência administrativa: Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 

            O estudo aborda, na temática das novas tecnologias aplicadas à Educação, a questão da utilização do filme como artefato tecno-pedagógico para o ensino da disciplina de História na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA.. Atualmente, a escola está incorporando esses novos recursos tecnológicos da comunicação, experimentando um uso crescente de computadores, televisão e filmes em sala de aula. O argumento é utilizar o filme como meio pedagógico na aula de História para os alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), a aprendizagem ocorrerá através de uma relação dialógica com a emoção proveniente da narrativa cinematográfica. Ao colocar o cinema na perspectiva de uma tecnologia cognitiva pretende-se abarcar o potencial sensível que o cinema traz em seu bojo para um público já acostumado com a linguagem simbólica das imagens. Para isso, toma-se o Centro Educacional Gisno - Plano Piloto do Distrito Federal como amostragem de uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Durante um semestre foram realizadas observações assistemáticas da prática em sala de aula de uma professora da disciplina de História, que utiliza como estratégia a utilização do filme como apoio ao desenvolvimento do conteúdo programático na disciplina de História Com base nas observações realizadas, o trabalho argumenta que o filme, quando utilizado como elemento de sensibilização para o aprendizado da disciplina História, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), é fundamentalmente mediado pelo professor, pois é ele que faz através de sua intervenções a representação das representações icônicas do filme para a interpretação crítica da História em sala de aula. O filme ou qualquer artefato que venha ser aplicado, visual ou virtual, nos ambientes escolares necessariamente passa pela mediação do professor, pois é ele que pode despertar o sensível das imagens e narrativas do filme que é incorporado aos conhecimentos da História.