CAROLINE CARDOSO MARRA. “Educação de Jovens e Adultos e Gêneros
Discursivos: uma proposta de aplicação para o ensino de Língua Materna”..
01/11/2006
1v. 91p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - LINGÜÍSTICA
Orientador(es): MAURA ALVES DE FREITAS ROCHA
Biblioteca Depositaria: Biblioteca da UFU/Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Palavras - chave:
Gênero discursivo; Língua materna;Interacionismo.
Área(s) do conhecimento: LINGÜÍSTICA
Banca examinadora:
MARIA APARECIDA GARCIA LOPES ROSSI
Linha(s) de pesquisa:
Estudos sobre texto e discurso Esta linha de pesquisa abriga estudos sobre a constituição, construção e funcionamento dos diversos tipos de textos em sua relação com o discurso e sobre os diferentes discursos existentes em nossa sociedade.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
O objetivo geral da presente pesquisa é a elaboração de uma proposta de agrupamento didático para o ensino de Língua Materna voltado para turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), segundo segmento do Ensino Fundamental. Este trabalho baseia-se no conceito de gênero discursivo, proposto por Bakhtin (1979), nas teorias vygotskyanas de desenvolvimento e aprendizagem e nas considerações didáticas e conceituais elaboradas por Dolz & Schneuwly (2004). Buscamos investigar quais os gêneros discursivos que circulam socialmente nas turmas de EJA, bem como verificar a aplicabilidade dos mesmos enquanto objeto de ensino. Para tanto, utilizamos um questionário para levantamento de dados, respondido por alunos de turmas da EJA, segundo segmento do Ensino Fundamental, matriculados em três escolas de Uberlândia – duas municipais e uma federal. Os resultados foram tabulados e procedemos uma análise qualitativa de cunho interpretativista. Os dados confirmaram a aplicabilidade dos gêneros à essa modalidade de ensino e evidenciou que não existem gêneros específicos para um trabalho com jovens e adultos, o que faz-se necessário é a eleição de quais competências e habilidades objetivamos desenvolver ou ampliar nos educandos. Destarte, defendemos um ensino inserido numa perspectiva sociointeracionista da linguagem para que se possibilite o desenvolvimento pleno da cidadania e efetivar-se a inclusão social.