Rita de Cássia Guarezi Gomes. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. 01/12/2000

 1v. 155p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

 Orientador(es): Ricardo Miranda Barcia

 Biblioteca Depositaria: BU - UFSC

 

Email do autor:

 rita@led.ufsc.br

 

Palavras - chave:

 Educação a Distância;Formação professores;Novas tecnologias;

 

Banca examinadora: 

 Silvana Pezzi

 

Linha(s) de pesquisa:

 Ensino a Distância  Desenvolvimento de trabalhos que se relacionem com organizações em perspectiva. Ambiente institucional das organizações (virtuais). Os dois principais vértices das organizações virtuais: tecnologia e cultura. Aspectos gerenciais das organizações virtuais

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Grandes transformações tem-se delineado neste final de século. Vive-se uma ampla redefinição social, política, econômica e pessoal. Essas mudanças tem gerado uma necessidade crescente aos profissionais, por formação e aperfeiçoamento permanente, sendo o professor um dos principais alvo. A educação a Distância torna-se uma alternativa para a socialização dos conhecimentos a um maior número de pessoas e no desenvolvimento de novas metodologias de ensino. Este trabalho apresenta os resultados de experiências de formação a distância, esboçando aspectos pedagógicos fundamentais no planejamento de um curso de graduação a distância que tenha a Internet como mídia principal. Conclui-se que é possível garantir uma formação de qualidade a distância, não somente aos professores, mas também as demais áreas profissionais usando mídias integradas numa proposta pedagógica que defenda o ensino-aprendizagem, como processo de construção coletiva.