Rita de Cássia Guarezi Gomes. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ALTERNATIVA PARA A
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO.
01/12/2000
1v. 155p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Orientador(es): Ricardo Miranda Barcia
Biblioteca Depositaria: BU - UFSC
Email do autor:
rita@led.ufsc.br
Palavras - chave:
Educação a Distância;Formação professores;Novas tecnologias;
Banca examinadora:
Silvana Pezzi
Linha(s) de pesquisa:
Ensino a Distância Desenvolvimento de trabalhos que se
relacionem com organizações
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Grandes transformações tem-se delineado neste final de século. Vive-se uma ampla redefinição social, política, econômica e pessoal. Essas mudanças tem gerado uma necessidade crescente aos profissionais, por formação e aperfeiçoamento permanente, sendo o professor um dos principais alvo. A educação a Distância torna-se uma alternativa para a socialização dos conhecimentos a um maior número de pessoas e no desenvolvimento de novas metodologias de ensino. Este trabalho apresenta os resultados de experiências de formação a distância, esboçando aspectos pedagógicos fundamentais no planejamento de um curso de graduação a distância que tenha a Internet como mídia principal. Conclui-se que é possível garantir uma formação de qualidade a distância, não somente aos professores, mas também as demais áreas profissionais usando mídias integradas numa proposta pedagógica que defenda o ensino-aprendizagem, como processo de construção coletiva.