GIONARA TAUCHEN. ABRINDO AS
PORTAS: REVELAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE COM EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS –
01/04/2004
1v. 158p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Claiton Jose Grabauska
Biblioteca Depositaria: Central e Setorial
Palavras - chave:
Formação de professores, educação de jovens e adultos
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Nilton Bueno Fischer
Linha(s) de pesquisa: Formação de Professores Voltada para a compreensão do processo de formação de professores em diversos níveis e campos de atuação.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:CAPES - DS
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
O presente trabalho descreve e analisa um processo de investigação das práticas educativas com educadores que atuam em classes de educação de jovens e adultos. As interações sistematizadas nesta dissertação realizaram-se no Núcleo Estadual de Jovens e Adultos e Cultura Popular Mário Quintana e na Universidade Federal de Santa Maria, instituições localizadas no município de Santa Maria/ RS. Ao longo de dois anos, ancorado na integração entre ensino e investigação educativa, mais especificamente na investigação-ação educacional, foram investigados os principais problemas e desafios da prática docente do Núcleo, as ações estratégicas elaboradas coletivamente para solucioná-los e o potencial da investigação-ação educacional como procedimento metodológico sistemático ? ação estratégica ? para o fortalecimento da formação continuada dos educadores. Ressalta-se, neste sentido, a criação de interfaces entre o Núcleo e Universidade, a luta política e ideológica dos docentes que modificaram a natureza do trabalho pedagógico (avaliação, planejamento, materiais didáticos etc). Ainda, o uso de diários como instrumentos didáticos, o caráter dialógico-problematizador, colaborativo e formativo da investigação-ação educacional que, se desenvolvida sistematicamente, propicia o fortalecimento da identidade coletiva a partir do reconhecimento das condições concretas do trabalho docente e a produção de conhecimentos e sujeitos educacionais críticos. Palavras-chave: formação de professores, educação de jovens e adultos, investigação-ação.