GIONARA TAUCHEN. ABRINDO AS PORTAS: REVELAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE COM EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS – 01/04/2004

 1v. 158p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - EDUCAÇÃO

 

Orientador(es): Claiton Jose Grabauska

 

Biblioteca Depositaria: Central e Setorial

 

Palavras - chave:

 Formação de professores, educação de jovens e adultos

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Nilton Bueno Fischer

 

Linha(s) de pesquisa: Formação de Professores  Voltada para a compreensão do processo de formação de professores em diversos níveis e campos de atuação.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:CAPES - DS

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 

O presente trabalho descreve e analisa um processo de investigação das práticas educativas com educadores que atuam em classes de educação de jovens e adultos. As interações sistematizadas nesta dissertação realizaram-se no Núcleo Estadual de Jovens e Adultos e Cultura Popular Mário Quintana e na Universidade Federal de Santa Maria, instituições localizadas no município de Santa Maria/ RS. Ao longo de dois anos, ancorado na integração entre ensino e investigação educativa, mais especificamente na investigação-ação educacional, foram investigados os principais problemas e desafios da prática docente do Núcleo, as ações estratégicas elaboradas coletivamente para solucioná-los e o potencial da investigação-ação educacional como procedimento metodológico sistemático ? ação estratégica ? para o fortalecimento da formação continuada dos educadores. Ressalta-se, neste sentido, a criação de interfaces entre o Núcleo e Universidade, a luta política e ideológica dos docentes que modificaram a natureza do trabalho pedagógico (avaliação, planejamento, materiais didáticos etc). Ainda, o uso de diários como instrumentos didáticos, o caráter dialógico-problematizador, colaborativo e formativo da investigação-ação educacional que, se desenvolvida sistematicamente, propicia o fortalecimento da identidade coletiva a partir do reconhecimento das condições concretas do trabalho docente e a produção de conhecimentos e sujeitos educacionais críticos. Palavras-chave: formação de professores, educação de jovens e adultos, investigação-ação.