Adriana Medeiros Farias. O processo de constituição de políticas públicas para formação de educadores de jovens e adultos experiências formativas na cidade de São Paulo no período de 1989 a 2000.. 01/12/2003

 1v. 180p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): SONIA GIUBILEI

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central

 

Email do autor:

 adrianafarias@uol.com.br

 

Palavras - chave:

 Formação de Educadores; Educação de Jovens e Adultos

 

Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 SONIA GIUBILEI

 

 Sonia Maria Portella Kruppa

 

Linha(s) de pesquisa:

 Planejamento Educacional, Políticas Públicas e Gestão Educacional  Est. e pesq. sobre sist. de ensino, planej. e gestão educacional, os sist. organizacionais nos níveis de ensino e esferas admin.; políticas educacionais do Br e de outros países, políticas do Estado, seus determinantes e o papel do educador e sua qualif.

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

 Analisa as experiências formativas para educadores de jovens e adultos constituidas nas inter-relações entre o poder público municipal e as organizações da sociedade civil. Descreve e interpreta o processo de implantação de programas e projetos para formação de educadores, na cidade de São Paulo, no período de 1989 a 2000, identificando as interfaces com as proposições dos organismos internacionais. Analisa também as apropriações do campo da educação popular que tantos os movimentos populares quanto as organizações não-governamentais imprimiram no desenho da instrutura e das pautas de formação inicial e permanente e, por fim, como o estado reconhece esse desenho e o incorpora na formulação de políticas públicas para a EJA.