ESTER FIGUEIREDO ARAÚJO. O FAZER
PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DO JOVEM E DO ADULTO TRABALHADOR - EJA. 01/05/2005
1v. 257p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): ARISTONILDO CHAGAS ARAÚJO NASCIMENTO
Biblioteca Depositaria: PPGE/FACED
Palavras - chave:
Prática docente; Educação de Jovens e Adultos; Competências
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Francisca Maria Cavalcanti
Linha(s) de pesquisa:
EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Educação,Política e Economia: relações de poder e processos de globalização. O sistema educacional e o desenvolvimento local, regional e nacional. Políticas Públicas, Educação Ambiental e Movimentos Sociais.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Praticar a docência com pessoas jovens e adultas trabalhadoras é uma atividade que requer uma formação inicial e continuada específica dos profissionais que se dispõem a realizar tal tarefa, haja vista esta clientela possuir características próprias diferentemente dos alunos que freqüentam o ensino regular, pois se observa que essa clientela traz consigo a marca da exclusão social. A temática “O Fazer Pedagógico na Formação do Jovem e do Adulto Trabalhador – EJA” objetivou desenvolver estudos subsidiados pelos teóricos para melhor compreensão de como se efetiva a prática do professor que ministra aulas na EJA em Itacoatiara-AM, zona urbana e rural. Na pesquisa de campo os sujeitos se constituíram de alunos, professores, supervisores e um técnico da SEDUC. A pesquisa é essencialmente qualitativa, tendo o enfoque para o método Crítico-Social. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: questionários, entrevistas, grupo focal e história de vida. Os estudos introdutórios destacam os objetivos, o problema, a justificativa, as questões norteadoras, os conceitos básicos de processo de análise e a metodologia da pesquisa. O trabalho científico visa trazer à tona o discurso das competências, tão presentes nas diretrizes curriculares atuais e exigidas ao educador deste século. Nele questiona-se a ação do Estado em relação à modalidade EJA, sob a ótica do supervisor escolar, do professor e do aluno, sempre enfatizando a prática docente, a formação inicial e a continuada. A proposta apresentada tem como base a Andragogia - arte e ciência de educar pessoas adultas. Os resultados da pesquisa demonstraram que o Estado não inclui esta modalidade de ensino em seu orçamento, o que traz grande insatisfação aos professores que atuam na EJA. As dificuldades apresentadas pelos educadores deixam claro que eles não só necessitam de uma formação em serviço oferecida pelo Estado, mas também do apoio do supervisor escolar e da SEDUC. Outro dado relevante é o “querer fazer” presente nos professores e o desejo de serem valorizados no seu fazer pedagógico. Conclui-se, portanto, que a credibilidade dos cursos da EJA em Itacoatiara vem sendo modificada a partir da prática docente de professores comprometidos com a educação.