ABDÍZIA MARIA ALVES BARROS. A
FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS QUE ALFABETIZAM JOVENS E ADULTOS: UMA DEMANDA RE(VELADA). 01/11/2003
1v. 100p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Tania Maria de Melo Moura
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas
Email do autor:
abdizia@bol.com.br
Palavras - chave:
formação, jovens e adultos, educação
Banca examinadora:
TIMOTHY DENIS IRELAND
Linha(s) de pesquisa:
MAGISTÉRIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Análise da formação do professor no mundo moderno. Resgate da construção histórica de diferentes paradigmas que se apresentam no cotidiano escolar.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Neste trabalho trazemos respostas para as
questões fundamentais em torno da formação dos professores que estão
alfabetizando jovens e adultos na rede pública estadual e municipal da cidade
de Maceió, a saber: os cursos de formação de professores do Estado de Alagoas
têm em suas estruturas curriculares disciplinas específicas que dêem conta da
formação profissional de professores para alfabetizar pessoas jovens e adultas?
Onde os professores da rede pública estadual e municipal estão se formando para
alfabetizar pessoas jovens e adultas? Como os professores que estão
alfabetizando vêem o seu próprio processo de formação e que concepções permeiam
esse processo? Para realizá-lo, lançamos mão da pesquisa qualitativa, através
dos procedimentos da pesquisa bibliográfica, da análise documental e da
investigação de campo. Esta última foi realizada por meio de entrevistas
semi-estruturada e da aplicação de questionários com 13,4% das professoras
alfabetizadoras da rede estadual 15,38% das professoras alfabetizadoras da rede
municipal de Maceió. O tratamento e análise das categorias selecionadas
(formação inicial e formação continuada) e concepções a elas subjacentes, foram
possíveis através da fundamentação teórica realizada. O caminho metodológico
percorrido nos possibilitou atingir o objetivo geral da pesquisa: resgatar o
processo de formação das professoras que estão alfabetizando pessoas jovens e
adultas na rede pública de ensino de Maceió, e os objetivos específicos: 1)
Produzir um quadro conceitual em torno das concepções de formação inicial e
continuada, que norteiam o processo de formação de professores alfabetizadores
de pessoas jovens e adultas; 2) Identificar as bases legais e institucionais
que sustentam o silêncio no campo da formação inicial da professoras
alfabetizadoras de pessoas jovens e adultas; 3) Analisar os principais espaços
de formação continuada, apontados pelas professoras alfabetizadoras,
identificando as concepções subjacentes; 4) Estabelecer uma comparação entre o
processo de formação continuada das professoras alfabetizadoras da rede
estadual e da rede municipal de ensino de Maceió. O resultado da investigação,
ao tempo que mostra a dicotomia entre o processo de formação e as concepções
das professoras alfabetizadoras da rede estadual e da rede municipal, revela a
necessidade de uma política de formação inicial e continuada para o professor alfabetizador de jovens e adultos, enquanto política de
Estado e como u processo coletivo e mobilizador de
vários autores, capazes de gerar um novo paradigma de formação para o alfabetizador
de jovens e adultos