ABDÍZIA MARIA ALVES BARROS. A FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS QUE ALFABETIZAM JOVENS E ADULTOS: UMA DEMANDA RE(VELADA). 01/11/2003

 1v. 100p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Tania Maria de Melo Moura

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da Universidade Federal de Alagoas

 

Email do autor:

 abdizia@bol.com.br

 

Palavras - chave:

 formação, jovens e adultos, educação

 

Banca examinadora: 

 TIMOTHY DENIS IRELAND

 

Linha(s) de pesquisa:

 MAGISTÉRIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES  Análise da formação do professor no mundo moderno. Resgate da construção histórica de diferentes paradigmas que se apresentam no cotidiano escolar.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Neste trabalho trazemos respostas para as questões fundamentais em torno da formação dos professores que estão alfabetizando jovens e adultos na rede pública estadual e municipal da cidade de Maceió, a saber: os cursos de formação de professores do Estado de Alagoas têm em suas estruturas curriculares disciplinas específicas que dêem conta da formação profissional de professores para alfabetizar pessoas jovens e adultas? Onde os professores da rede pública estadual e municipal estão se formando para alfabetizar pessoas jovens e adultas? Como os professores que estão alfabetizando vêem o seu próprio processo de formação e que concepções permeiam esse processo? Para realizá-lo, lançamos mão da pesquisa qualitativa, através dos procedimentos da pesquisa bibliográfica, da análise documental e da investigação de campo. Esta última foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturada e da aplicação de questionários com 13,4% das professoras alfabetizadoras da rede estadual 15,38% das professoras alfabetizadoras da rede municipal de Maceió. O tratamento e análise das categorias selecionadas (formação inicial e formação continuada) e concepções a elas subjacentes, foram possíveis através da fundamentação teórica realizada. O caminho metodológico percorrido nos possibilitou atingir o objetivo geral da pesquisa: resgatar o processo de formação das professoras que estão alfabetizando pessoas jovens e adultas na rede pública de ensino de Maceió, e os objetivos específicos: 1) Produzir um quadro conceitual em torno das concepções de formação inicial e continuada, que norteiam o processo de formação de professores alfabetizadores de pessoas jovens e adultas; 2) Identificar as bases legais e institucionais que sustentam o silêncio no campo da formação inicial da professoras alfabetizadoras de pessoas jovens e adultas; 3) Analisar os principais espaços de formação continuada, apontados pelas professoras alfabetizadoras, identificando as concepções subjacentes; 4) Estabelecer uma comparação entre o processo de formação continuada das professoras alfabetizadoras da rede estadual e da rede municipal de ensino de Maceió. O resultado da investigação, ao tempo que mostra a dicotomia entre o processo de formação e as concepções das professoras alfabetizadoras da rede estadual e da rede municipal, revela a necessidade de uma política de formação inicial e continuada para o professor alfabetizador de jovens e adultos, enquanto política de Estado e como u processo coletivo e mobilizador de vários autores, capazes de gerar um novo paradigma de formação para o alfabetizador de jovens e adultos em Alagoas. Por outro lado, abre espaços para a continuidade dos estudos na área.