IVONETE MARIA DA SILVA. OU TRABALHA E COME OU FICA COM FOME E ESTUDA: o
trabalho e a não-permanencia de adolescentes, jovens
e adultos na escola em Goiania. 01/04/2004
1v. 133p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): JADIR DE MORAIS PESSOA
Biblioteca Depositaria: UFG
Palavras - chave:
ESCOLA - TRABALHO E DESENRAIZAMENTO
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
JOSÉ PEREIRA PEIXOTO FILHO
Linha(s) de pesquisa:
EDUCAÇÃO, TRABALHO E MOVIMENTOS SOCIAIS Estuda a relação da educação com o mundo do trabalho e com os movimentos sociais (urbanos e rurais), explicitando a dimensão educativa dos movimentos sociais e destacando o trabalho como elemelnto constitutivo da sociabilidade.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
"Ou trabalha e come ou fica com fome e estuda" é o resultado de uma pesquisa realizada junto aos alunos não-permanentes da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos" EAJA" de uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Goiânia. Em sua maioria, estes sujeitos vieram da zona rural para Goiânia em busca de trabalho e de melhores condições de vida e não encontraram, assim como não encontraram estabilidade na família, na religião e no lazer; repetindo, pois, no lugar-de-destino o mesmo desenraizamento que os fez sair do lugar-de-origem. A explicação de maior incidência para a não-permanência na escola diz respeito ao trabalho, questão central nesta discussão. A entrevista semi-estruturada e a literatura regional foram utilizadas como recurso metodológico. Constatamos que, para além das conseqüências da precariedade ou da falta de trabalho e das condições inadequadas de moradia, existe um trabalhador que, depois de um dia de trabalho ou sem trabalho, encontra-se desmotivado para a atividade escolar. Na raiz do problema está a exclusão promovida pelo capital, ambiente no qual, nem a precariedade do trabalho nem o desenraizamento se resolvem: desenvolvem-se.