Benedito Gonçalves Eugenio. O currículo na educação de jovens e
adultos: entre o formal e cotidiano em uma escola da rede municipal de Belo
Horizonte.. 01/02/2004
1v. 184p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Rita Amelia Teixeira Vilela
Biblioteca Depositaria: PUC Minas
Palavras - chave:
CONHECIMENTO, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Leôncio José Gomes Soares
Maria Inez Salgado de Souza
Rita Amelia Teixeira Vilela
Linha(s) de pesquisa:
Escola, currículo e conhecimento escolar. Está linha tem dois eixos: l) currículo suas dimensões, a produção e a transposição do conhecimento escolar (campo do currículo como área de pesquisa); 2) estabelecimentos escolares, profissão docente e processos de escolarização (anál. part. da escola).
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES / PROSUP
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa onde tentou-se verificar como está organizado o currículo na educação de jovens e adultos e qual o sentido atribuído ao conhecimento escolar pelos jovens que freqüentam esse curso, procurando relacioná-los às relações estabelecidas com a escola, a família, o trabalho e os projetos de vida desses alunos. Buscou-se conhecer quem são os jovens atendidos pela EJA e o que esperam da escola para proceder à análise do desenvolvimento curricular. Ao todo foram investigados 30 jovens com idades entre 16 e 24 anos, estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Jorge Amado, sendo que destes, 5 foram entrevistados e 5 professores. A pesquisa desenvolvida, de cunho qualitativo, utilizou-se de questionário, entrevistas e observação in lócu durante 5 meses em espaços informais (recreio, pátio, entrada e saída dos alunos) e espaços formais (sala de aula e sala dos professores) como instrumentos para coleta de dados. Estes instrumentos foram complementados pela análise de documentos institucionais e entrevista com o coordenador da escola. Nesse sentido, aproxima-se dos estudos de tipo etnográfico, sem, no entanto, caracterizar-se como uma pesquisa etnográfica. O estudo revela, entre outras coisas, que o currículo não está organizado levando em consideração as especificidades do público de EJA, que o livro didático é o principal instrumento utilizado pelo professor para a realização do trabalho pedagógico, que os jovens reconhecem a importância social da escola e a valorizam desde que ela lhes possibilite adquirir um emprego melhor. A relação estabelecida com os saberes escolares é de exterioridade e não adquire uma importância significativa para os jovens pesquisados.