Lillyan Pereira de Lima. Ocupar, resistir e produzir também
na educação”: Uma análise da configuração textual de um material
didático produzido pelo movimento dos trabalhadores rurais sem terra.
01/02/2006
1v. 118p. Mestrado. UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Anna Maria Lunardi Padilha
Biblioteca Depositaria: Taquaral/UNIMEP; INEP
Palavras - chave:
Movimentos sociais rurais, práticas educativas, materiais ed
Área(s) do conhecimento: DUCAÇÃO RURAL E TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Roseli Aparecida Cação Fontana
Linha(s) de pesquisa:
Práticas Educativas e Processos de Interação São investigadas as relações sociais na busca de compreensão das ações, concepções e discursos que constituem a atuação do educador e a experiência do educando, nos âmbitos da educação infantil, ensino fundamental e necessidades educativas especiais
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES – PROSUP E CNPq
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
O presente trabalho objetivou desenvolver uma análise do Caderno de Educação nº 3 (da Série: Alfabetização de jovens e adultos), idealizado e implementado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), por meio de seu Setor de Educação. Objetivo que foi desenvolvido tendo em vista tanto a configuração textual quanto uma leitura analítica – ambas estruturadas sob os pressupostos teórico metodológicos da pesquisa histórica em educação (MORTATTI, 1999), de caráter documental e bibliográfico.