Lillyan Pereira de Lima. Ocupar, resistir e produzir também na educação”: Uma análise da configuração textual de um material didático produzido pelo movimento dos trabalhadores rurais sem terra. 01/02/2006

 1v. 118p. Mestrado. UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Anna Maria Lunardi Padilha

 Biblioteca Depositaria: Taquaral/UNIMEP; INEP

 

 

Palavras - chave:

 Movimentos sociais rurais, práticas educativas, materiais ed

 

 

Área(s) do conhecimento: DUCAÇÃO RURAL E  TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 Roseli Aparecida Cação Fontana

 

 

Linha(s) de pesquisa:

Práticas Educativas e Processos de Interação  São investigadas as relações sociais na busca de compreensão das ações, concepções e discursos que constituem a atuação do educador e a experiência do educando, nos âmbitos da educação infantil, ensino fundamental e necessidades educativas especiais

 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:  CAPES – PROSUP E CNPq

 

 

Dependência administrativa

  Particular

 

 

Resumo tese/dissertação:

 O presente trabalho objetivou desenvolver uma análise do Caderno de Educação nº 3 (da Série: Alfabetização de jovens e adultos), idealizado e implementado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), por meio de seu Setor de Educação. Objetivo que foi desenvolvido tendo em vista tanto a configuração textual quanto uma leitura analítica – ambas estruturadas sob os pressupostos teórico metodológicos da pesquisa histórica em educação (MORTATTI, 1999), de caráter documental e bibliográfico.