VALERIA DA SILVA VIEIRA. Avaliação de um projeto de Educação Não-Formal. O caso do Baía de Guanabara CulturaL. 01/10/2001

 1v. 100p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - QUÍMICA BIOLÓGICA

 Orientador(es): MARIA LUCIA BIANCONI

 Biblioteca Depositaria: UFRJ

 

Palavras - chave:

 Aula-Passeio;Avaliação;Educação Não-Formal;

 

 

Banca examinadora: 

 DEBORA FOGUEL

 

 PATRICIA FRANCA GARDINO

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Desenvolvimento de Técnicas de Ensino Diversificadas para Ciências  Criaçâo de uma home-page de Ciências para crianças e incentivando professores a utilizarem a experimentação como ferramenta de ensino. Um outro grupo Desenvolve tirinhas (cartoons) que auxiliam no ensino de química, física e biologia.

 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - Outros

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 "Baía de Guanabara Cultural" (BGC) é um projeto de educação não-formal que consiste num passeio de três horas a bordo de um saveiro onde são ensinados conteúdos de meio ambiente e história da Baía, pertencentes à grade curricular. Foi avaliado o aprendizado desses conteúdos em estudantes do 2o segmento do Ensino Fundamental. Os alunos foram divididos em três grupos: IA - que foram ao passeio, IB - não foram, mas pertencem às classes do IA, e II, de escolas que nunca ouviram falar do BGC. Os grupos IB e II foram usados como controles. A aplicação de um questionário de perfil possibilitou a análise dos desempenhos entre grupos homogêneos de alunos.A avaliação do desempenho se deu através de um questionário de conteúdos. A análise estatística indicou diferenças significativas na maioria das questões em que o Grupo IA apresentou melhor desempenho em relação aos outros grupos em seis de nove questões. Alunos pertencentes a um curso noturno de "Educação para Jovens e Adultos" (Grupo III), avaliados separadamente por não se enquadrar no perfil dos outros, apresentaram desempenho muito aquém do IA. Em um segundo questionário, o Grupo IA teve melhor desempenho que o Grupo IB em nove de dez questões. Entrevistas com professores e alunos do Grupo IA permitiu avaliarmos aspectos qualitativos do BGC, sendo observado que eles acreditam que a educação não-formal facilita o aprendizado. Nosso trabalho vem, portanto, enfatizar a importância dessas aulas pois o aprendizado de conteúdos está intimamente ligado à motivação dos alunos.