JUSSARA FERREIRA PAIM. HÁ VIDA
PARA ALÉM DA SALA DE AULA: UM ESTUDO SOBRE A IDENTIDADE DO ALUNO DE EJA.
01/06/2005
1v. 151p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO)
Orientador(es): MITSUKO APARECIDA MAKINO ANTUNES
Biblioteca Depositaria: PUCSP
Palavras - chave:
Identidade, EJA, Educadores
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
JOSÉ ROBERTO MONTES HELOANI
LAURINDA RAMALHO DE ALMEIDA
Linha(s) de pesquisa:
DESENVOLVIMENTO, ENSINO E APRENDIZAGEM COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO-HUMANO SUA RELAÇÃO COM PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM NOS CONTEXTOS ESCOLARES, FAMILIARES E COMUNITÁRIOS.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:
CAPES PROSUP - MOD. II
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
A constatação do desconhecimento dos educadores de um programa de EJA sobre a realidade de seus alunos incentivou esta investigação. O estudo apresenta um quadro referente ao perfil dos alunos atendidos por um programa de EJA e a análise da narrativa de história de vida de um destes alunos adultos alfabetizandos, procurando compreender as relações sociais que fundamentam a constituição de sua identidade. O objetivo é contribuir para que os educadores desse, e de outros programas de educação de jovens e adultos, voltem o olhar para o aluno e pautem as ações educativas na realidade do grupo atendido, compreendendo seu pensamento, sua linguagem e como ele próprio percebe sua realidade. A pesquisa foi feita em duas etapas. A primeira, com uso de um questionário que tinha como objetivo identificar características gerais do grupo de alunos que freqüenta o programa, resultando no estabelecimento de seu perfil. A segunda, com a escolha de um sujeito que, por meio da narrativa de sua história de vida, trouxe elementos fundamentais para a compreensão de sua constituição como sujeito, como identidade que se constrói nas relações que estabelece com a natureza e com o mundo humano. A investigação resultou no levantamento de algumas questões importantes que podem contribuir para uma articulação maior entre a ação educativa dos professores e o desejo de aprender do aluno jovem ou adulto que procura a escola.