ANA CRISTINA FERNANDES MARTINS. AS POLÍTICAS EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DA UNIVERSIDADE DO AMAZONAS.. 01/09/2002

 1v. 151p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): ALAIR DOS ANJOS SILVA DE MIRANDA

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA CENTRAL

 

Palavras - chave:

 Políticas Públicas - Educação de Jovens e Adultos - Alfabeti

 

 Banca examinadora: 

 ALAIR DOS ANJOS SILVA DE MIRANDA

 

 ELENISE DE FARIA SCHERER

 

 JORGE GREGÓRIO DA SILVA

 

Linha(s) de pesquisa:

 EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL  Política e Economia: Educação, relações de poder e processos de globalização. O sistema educacional e o desenvolvimento local, regional e nacional. Políticas Públicas, Educação Ambiental e Movimentos Sociais. Gestão e avaliação da educação na perspectiva

 

 Dependência administrativa - Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 O presente estudo tem por finalidade realizar reflexões sobre as atividades do Programa Alfabetização Solidária no Estado do Amazonas nos municípios de Canutama, Carauari e Humaitá/Am, enquanto política pública em Educação de Jovens e Adultos engendrada pelo Estado Brasileiro, desenvolvida por intermédio da Universidade Federal do Amazonas no período de 1998 a 2000. Para a consecução de tal objetivo, recorreu-se inicialmente à contextualização histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e sua influência na constituição da campanha em questão. Em continuidade, procedeu-se ao desvelamento da concepção neoliberal que, nas duas últimas décadas passa a permear as ações do governo federal, mediadas pela intervenção direta do Banco Mundial nas políticas educacionais no Brasil e a maneira autoritariamente escamoteada com que o Governo Federal impôs a participação das IFES no acompanhamento de tal iniciativa. Finalmente, refletiu-se à luz do envolvimento dos professores e professoras nas atividades de alfabetização nos municípios supracitados, bem como, o aproveitamento deste processo para os ex-alfabetizandos que participaram das referidas ações, quais as possibilidades e perspectivas que se fazem presentes no cenário atual da Educação de Jovens e Adultos, que possam contribuir para futuros estudos que culminem na elaboração de políticas permanentes para a temática, que extrapole a mera consecução de campanhas.