ANA CRISTINA FERNANDES MARTINS. AS
POLÍTICAS EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE AS
AÇÕES DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA DESENVOLVIDAS
ATRAVÉS DA UNIVERSIDADE DO AMAZONAS.. 01/09/2002
1v. 151p. Mestrado.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): ALAIR
DOS ANJOS SILVA DE MIRANDA
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA CENTRAL
Palavras - chave:
Políticas Públicas - Educação de Jovens e
Adultos - Alfabeti
Banca examinadora:
ALAIR DOS ANJOS SILVA DE MIRANDA
ELENISE DE FARIA SCHERER
JORGE GREGÓRIO DA SILVA
Linha(s) de pesquisa:
EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO
REGIONAL Política
e Economia: Educação, relações de poder e processos de globalização. O sistema
educacional e o desenvolvimento local, regional e nacional. Políticas Públicas,
Educação Ambiental e Movimentos Sociais. Gestão e avaliação da educação na
perspectiva
Dependência administrativa - Federal
Resumo tese/dissertação:
O presente estudo tem por finalidade realizar
reflexões sobre as atividades do Programa Alfabetização Solidária no Estado do
Amazonas nos municípios de Canutama, Carauari e Humaitá/Am, enquanto política pública em
Educação de Jovens e Adultos engendrada pelo Estado Brasileiro, desenvolvida
por intermédio da Universidade Federal do Amazonas no período de 1998 a 2000. Para a
consecução de tal objetivo, recorreu-se inicialmente à contextualização
histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e sua influência na
constituição da campanha em questão. Em continuidade, procedeu-se ao desvelamento da concepção neoliberal que, nas duas últimas
décadas passa a permear as ações do governo federal, mediadas pela intervenção
direta do Banco Mundial nas políticas educacionais no Brasil e a maneira
autoritariamente escamoteada com que o Governo Federal impôs a participação das
IFES no acompanhamento de tal iniciativa. Finalmente, refletiu-se à luz do
envolvimento dos professores e professoras nas atividades de alfabetização nos
municípios supracitados, bem como, o aproveitamento deste processo para os ex-alfabetizandos que participaram das
referidas ações, quais as possibilidades e perspectivas que se fazem presentes
no cenário atual da Educação de Jovens e Adultos, que possam contribuir para
futuros estudos que culminem na elaboração de políticas permanentes para a
temática, que extrapole a mera consecução de campanhas.