MAGDALANIA CAUBY FRANÇA. Formação de Educadores de Jovens e Adultos: em busca da especificidade. 01/09/2001

 1v. 189p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): MARIA ORNÉLIA DA SILVEIRA MARQUES

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Anísio Teixeira

 

Email do autor:

 magda@fieb.org.br

 

Palavras - chave:

 Formação de Educadores; Educção de Adultos

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO PERMANENTE

 

Banca examinadora: 

 STELA RODRIGUES DOS SANTOS

 

Linha(s) de pesquisa:

 FILOSOFIA, LINGUAGEM E PRÁXIS PEDAGÓGICA  OCUPA-SE COM PESQUISAS SOBRE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PSICOLINGUISTICA NA PERSPECTIVA SÓCIO-CULTURAL E PRÁXIS PEDAGÓGICA.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 A presente pesquisa se propôs a refletir sobre a Formação de Educadores de Jovens e Adultos (FEJA) considerando a necessidade emergente de estudos nesta área, tendo em vista buscar compreender a práxis da FEJA e contribuir para a sua melhoria. Para tanto, a partir das representações dos formadores e educadores fez análise comparativa entre os referenciais teóricos e práticos de EJA e os pressupostos teóricos, metodológicos e didáticos presentes nos programas de FEJA da rede pública de ensino do município de Salvador, a partir de meados da década de 90. Os resultados confirmam a hipótese da necessidade de se buscar a especificidade na FEJA e revelam a urgência de superação da falta de políticas públicas para a EJA.Além de apontar a necessidade de construção de novo paradigma para a formação de professores como uma educação de adultos continuada, cujo objetivo maior, seria possibilitar o desenvolvimento do potencial do educador de EJA. Portanto, entende-se a EJA a partir do resgate do conceito de educação ao longo da vida, que envolve uma multiplicidade de processos de aprendizagem, tão relevante para a iminente sociedade do conhecimento.