MAGDALANIA CAUBY FRANÇA. Formação
de Educadores de Jovens e Adultos: em busca da especificidade. 01/09/2001
1v. 189p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): MARIA ORNÉLIA DA SILVEIRA MARQUES
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Anísio Teixeira
Email do autor:
magda@fieb.org.br
Palavras - chave:
Formação de Educadores; Educção de Adultos
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO PERMANENTE
Banca examinadora:
STELA RODRIGUES DOS SANTOS
Linha(s) de pesquisa:
FILOSOFIA, LINGUAGEM E PRÁXIS PEDAGÓGICA OCUPA-SE COM PESQUISAS SOBRE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PSICOLINGUISTICA NA PERSPECTIVA SÓCIO-CULTURAL E PRÁXIS PEDAGÓGICA.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
A presente pesquisa se propôs a refletir sobre a Formação de Educadores de Jovens e Adultos (FEJA) considerando a necessidade emergente de estudos nesta área, tendo em vista buscar compreender a práxis da FEJA e contribuir para a sua melhoria. Para tanto, a partir das representações dos formadores e educadores fez análise comparativa entre os referenciais teóricos e práticos de EJA e os pressupostos teóricos, metodológicos e didáticos presentes nos programas de FEJA da rede pública de ensino do município de Salvador, a partir de meados da década de 90. Os resultados confirmam a hipótese da necessidade de se buscar a especificidade na FEJA e revelam a urgência de superação da falta de políticas públicas para a EJA.Além de apontar a necessidade de construção de novo paradigma para a formação de professores como uma educação de adultos continuada, cujo objetivo maior, seria possibilitar o desenvolvimento do potencial do educador de EJA. Portanto, entende-se a EJA a partir do resgate do conceito de educação ao longo da vida, que envolve uma multiplicidade de processos de aprendizagem, tão relevante para a iminente sociedade do conhecimento.