Lucas
Mangrasse. A IDEOLOGIZAÇÃO DO PROCESSO DE
ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PROVÍNCIA DE
NAMPULA, MOÇAMBIQUE, NO PERÍODO DE 1975 A 2003: TENSÃO ENTRE
FACTORES POLÍTICOS E CULTURAIS.. 01/05/2004. 1v. 333p.
Doutorado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (CURRÍCULO)
Orientador(es): Alipio Marcio Dias Casali
Biblioteca Depositaria: PUCSP
Palavras - chave: Alfabetização;
Educação de Jovens e Adultos; Diversidade Cul
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Luiz Eduardo Waldemarin
Wanderley
Linha(s) de pesquisa:
CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA Investiga os
Fundamentos Epistemológicos e Culturais do Currículo, considerando-o como
componente da cultura, ou seja, como instituição do saber que reproduz e recria
significados e poderes.
Dependência administrativa:
Particular
Resumo tese/dissertação:
O
object deste estudo é o fracasso do processo de
alfabetização e educação de jovens e adultos na Província de Nampula, Moçambique , entre 1975 a 2003, e sua relação
com o que aqui se designa como ideologização desses processo. Considerou0se
fracasso porque as metas quantitativas e qualitativas não alcançaram sequer 50%
dos resultados previstos. O objectivo da investigação
é identificar, analiksar e interpretar as causas
desse fracasso e propor alternativas para uma nova estratégia de intervenção,
na prespectiva de contribuir pra a erradicação do
analfabetismo de jovens e adultos em Moçambique. A razão do estudo prende-se com o facto de, apesar de o Estado e distintos parceiros sociais
investirem enormes esforços, o número de cidadãos carentes de escolaridade estar a aumentar de ano para ano, e o facto
da incapacidade da escola oficial, não só de proporcionar vagas a todas a
crianças, mas também de conseguir reter as que lá estão. A pesquisa é
qualitativa e apóia-se numa abordagem dialética do fenômeno. O trabalho de
campo, baseado na técnica de Grupo Focal, foi desenvolvido na Província de Nampula, integrando entrevistas a técnicos pedagógicos de
alfabetização, a instrutores de Alfabetização, alfabetizadores, membros das ONG´s e especialistas. Inclui, igualmente, registros de depoimentos em reuniões,
seminários e eventos políticos de reflexão sobre a problemática da
alfabetização. Os resultados do estudo referem que: a) os problemas e o
fracasso da alfabetização e educação de jovens e adultos não decorrem apenas
das limitações de natureza estrutural e/ou técnica, mas também de limitações
decorrentes de opção político-ideológica e cultural (existencial) dos sujeitos;
b) o processo de alfabetização gerou o seu próprio empobrecimento e fracasso, por
ter deslegitimado (desqualificado) as culturas e as formas locais de construção
e transmissão de conhecimento; c) a opção pelo Português como Língua de Unidade
Nacional e, conseqüentemente, língua de ensino e alfabetização, contribuiu para
agravar as dificuldades de aprendizagem dos participantes.