MOTTA, FILHO Irineu. Atitudes e procedimentos de alunos da educação de jovens e adultos frente à     resolução de problemas. 2006. 115 f. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo/SP.

 

Orientador: Celia Maria Carolino Pires

 

Link: http://lumen.pucsp.br/F/V4282JP69IT15LKCE3P6UH7G5DVEU8HYXX6RFT7RIMTBVN4S97-02788?func=full-set-set&set_number=376273&set_entry=000001&format=999

 

Assunto: Educação – Brasil; Eduação de Jovens e Adultos; EJA; Matemática;Resolução de problemas; Ensino de Jovens e Adultos; Educação Matemática; Inclusão social; Matemática - Ensino médio.

 

 

Resumo:

 

O presente trabalho tem como objetivo identificar as atitudes e procedimentos de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) frente à resolução de problemas. Utiliza pesquisa bibliográfica e documental e baseia-se numa avaliação diagnóstica realizada com 32 alunos de uma mesmaturma da 1a série do Ensino Médio, localizadano municípiode Jundiaí. Por meio de propostas de atividades de resolução de problemas em que procuramos contemplar diferentes variáveis, como o número de soluções do problema, o domínio matemático envolvido, buscamos identificar e analisar as atitudes e estratégias dos alunos nessas situações. Nossa intenção com este trabalho é a de buscar alternativa para a aproximação dos alunos da EJA com a Matemática, utilizando suas experiências cotidianas e superando medos relacionados à própria capacidade de aprender Matemática. Esperamos ainda que nosso trabalho possa ser utilizado por professores que atuam na EJA, ensinando Matemática.