Elizabete Cerutti. Memórias e histórias de emancipação: movimento educacional gerado
através do Programa Alfabetização Solidária em Monte Santo/BA. 01/08/2004
1v. 153p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Gomercindo Ghiggi
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Setorial das Ciências Sociais
Palavras - chave:
educ.pop.; mov.sociais; mov. educac.; emancipação
Área(s) do conhecimento:
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Avelino da Rosa Oliveira
Linha(s) de pesquisa:
Filosofia, Educação e Sociedade Investiga o fenômeno educativo em seu vir-a-ser histórico e em sua articulação com a sociedade, buscando, na reflexão filosófica, a construção de categorias que fundamentem o entendimento e dêem sustentação à práxis histórica dos educadores. Incluem-se es
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
A presente investigação busca analisar os impactos educativos efetivados no município de Monte Santo/BA, nas ações implantadas pela ONG/ Programa Alfabetização Solidária - PAS, sob os cuidados da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/RS, identificando memórias e histórias de emancipação dos sujeitos que participaram do programa, o qual atendeu os educandos jovens e adultos que não tiveram acesso à escola em idade própria e/ou aqueles que não puderam nela permanecer. O estudo caracterizou-se pela metodologia qualitativa, tendo presente a investigação das histórias dos sujeitos que participaram do PAS, anualmente, colhendo, através de entrevistas, informações sobre a contribuição do programa à comunidade, observando no segmento educativo os alfabetizadores, os coordenadores e a secretaria municipal de educação, que expressaram fatos relevantes sobre sua prática no programa, através de suas memórias. A pesquisa vem organizada em três capítulos: abordagem sobre as intenções do estudo, fundamentação teórica sobre os Movimentos Sociais, as Organizações Não-Governamentais, o PAS e, por fim, com maior propriedade, a sistematização e a análise dos dados empíricos no que tange a aproximação da ação dos alfabetizadores em Educação Popular. Os resultados do trabalho apontam para a presença dos impactos positivos junto às ações desencadeadas pela EJA no município, interligadas ao Programa Alfabetização Solidária, que diante dos limites sociais e educativos, comprovam as possibilidades existentes de realizar um trabalho que manifestou a crença na Educação Permanente através da Educação Libertadora.