Cassilda Salete Prigol. Tempos e espaços de produção de saberes de alunos da educação de jovens e adultos (EJA). 01/10/2006

 1v. 189p. Mestrado. UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Maria Clara Bueno Fischer

 Biblioteca Depositaria: Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

 

Palavras - chave:

 educação de jovens e adultos; legitimação de saberes do trab

 

Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO

 

 EDUCAÇÃO DE ADULTOS

 

Banca examinadora: 

 Nilton Bueno Fischer 

 

Linha(s) de pesquisa:

 EDUCAÇÃO E PROCESSOS DE EXCLUSÃO SOCIAL  Investiga processos educativos (escolares e não-escolares) de crianças, jovens, adultos, nas suas relações com diferentes dimensões da exclusão social, sob perspectivas sóciopolíticas e culturais.

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. A pesquisa situa-se no campo de estudos, trabalho e educação e apresenta como objeto de reflexão a produção de saberes de alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para o desenvolvimento do trabalho optou-se pela pesquisa qualitativa, priorizando a investigação de tempos e espaços de produção de saberes de alunos de uma escola particular de Erechim – RS. Buscou-se a fundamentação teórica em autores como Paulo Freire, Bernard Charlot, Fernando Savater, Miguel Arroyo e outros que serão citados ao longo do presente trabalho. Ressalta-se, assim, que os espaços de produção de conhecimento estão além da instituição escolar e precisam ser considerados principalmente na educação de adultos. Considerar a experiência de vida, os saberes adquiridos no ambiente social e no local de trabalho de cada aluno, faz com que o aprendizado sistemático escolar ganhe uma nova dimensão e um novo sentido; ou seja, aproxima-se a escola da vida do educando, dando um sentido à aquisição do saber como uma ferramenta possibilitadora de compreensão e compromisso com a realidade que faz parte da vida do aluno. É nesse sentido que a presente pesquisa objetiva contribuir com os estudos que vem sendo realizados sobre a produção e legitimação de saberes dos alunos da Educação de Jovens e adultos.