Renata de Menezes Nogueira. REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE EM GUARULHOS: COM A PALAVRA OS PROFESSORES DE EJA.. 01/05/2004

 1v. 104p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (CURRÍCULO)

 Orientador(es): Sergio Haddad

 Biblioteca Depositaria: PUCSP

 

Palavras - chave:

 Formação de professores; Educação de Jovens e Adultos

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Maurilane de Souza Biccas

 

Linha(s) de pesquisa:

 POLÍTICAS PÚBLICAS E REFORMAS EDUCACIONAIS E CURRICULARES  Estuda políticas de currículos na realidade contemporânea, privilegiando projetos inovadores que caminham na linha da proposição de um currículo emancipatório.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CNPq

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta pesquisa nasceu da necessidade de encontrar respostas para questionamentos surgidos durante o período em que exerci o cargo de coordenadora setorial do Programa Alfabetização Solidária / PAS e tinha como responsabilidades, dentre outras, planejar e desenvolver a formação permanente de professores alfabetizadores. Tendo chegado ao meu conhecimento que havia no Município de Guarulhos preocupação da Administração em proporcionar aos professores, de toda a rede municipal, formação permanente e em serviço, como o PAS teoricamente também propunha, procurei dissecar a política de formação de professores desse Município e avaliar seu impacto sobre os professores, sujeitos desse processo. A relevância da pesquisa realizada está não só na escassez de investigações sobre o tema Educação de Jovens e Adultos, principalmente no que respeita à formação dos professores dedicados a essa área, mas também por enfocar uma política de formação docente de qualidade, que prioriza a formação permanente, em serviço, e compreende o discurso e a prática do professor como indispensáveis à elaboração e o desenvolvimento do respectivo projeto e realização. Trata-se de pesquisa qualitativa, em que se utilizaram várias técnicas para obtenção de resultados, ou seja, além da observação, foram realizadas também entrevistas semi-estruturadas com professores, visando compreender não só a proposta de formação de docentes em Guarulhos, mas também, e principalmente, berificar o seu impacto naqueles que se dedicam a EJA. No Capítulo 1, através de uma revisão de literatura foi elaborado o referencial teórico que sustenta a pesquisa de campo. Empreendi, nesse capítulo, uma discussão sobre a formação de professores, com ênfase naqueles que atuam na Educação de Jovens e Adultos / EJA. Estabelecido o referencial teórico, o Capítulo 2 apresenta, em pormenores, a política de EJA proposta em Guarulhos, especialmente aquela relacionada com a formação de professores de jovens e adultos. A fim de apresentar e analisar os achados de campo, o Capítulo 3 foi organizado em categorias, à luz da fundamentação teórica empreendida no Capítulo 1. Finalmente, na conclusão desta dissertação, fazem-se considerações conclusivas sobre o processo de pesquisa, seus desafios, limites, êxitos e resultados.