PASQUALINI, Fabiana Beumer. Alfabetização de
jovens e adultos: do proposto vivido - um estudo exploratório da experiência na
EJA em classe de alfabetização de Rio do Sul. 2004. Dissertação (Mestrado). Universidade
do Estado de Santa Catarina
Orientador: Vera Lucia Chacon Valença
Local: Florianópolis
Link: http://www.ibict.br/oasis.br/index.php/record/view/91242
Assunto:
1. Educação - Brasil
2. Alfabetização de adultos
3. Educação do adolescente
4. Proposta pedagógica
5. Município Rio do Sul
6. Santa Catarina
Resumo:
A inquietação
que motivou o presente estudo pode ser sintetizada na seguinte pergunta: Em que
sentido, ou em que dimensão, a proposta pedagógica da escola considera as
concepções, expectativas e necessidades dos sujeitos sociais que dela fazem
uso? Esta inquietação, porém, extrapola a necessidade de reconhecer na proposta
pedagógica propriamente dita a existência ou não desta onsideração,
sendo sustentada pela necessidade de identificar as aproximações e o
distanciamento entre a proposta e a prática pedagógica, ou seja, entre o
proposto e o vivido. Nesse contexto, para desenvolver um
estudo sobre as aproximações e os distanciamentos entre o proposto e o vivido,
a pesquisadora optou pela modalidade de educação de jovens e adultos, definindo
como espaço de observação, interação e vivência, uma classe de alfabetização de
adultos vinculada a uma instituição pública estadual especializada nesta
modalidade de educação, localizada no município de Rio do Sul