ROSANA HORTA TAVARES PEREIRA. ESTRATÉGIAS DO ENSINO DE LEITURA UTILIZADAS EM SALA DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO MÉDIO. 01/12/2004

 1v. 180p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): ARACY ALVES MARTINS

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG

 

Palavras - chave:

 LEITURA, JOVENS E ADULTOS

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

ARACY ALVES MARTINS

 

 

Linha(s) de pesquisa:

Espaços Educativos, produção e apropriação de conhecimentos  A linha tem por objeto a investigação de espaços educativos e da prod. e socialização de conhec., saberes e prát. pedag. Aspectos instit. e cult. dos espaços educativos. Formação e atuação docentes. Papel das linguagens e representações

 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Este trabalho tem por objetivo analisar os recursos utilizados pelos professores, no processo de construção de significados dos textos lidos em uma mesma sala de aula de Jovens e Adultos do Ensino Médio-noturno, como estratégias do ensino de leitura. Durante cinco meses de observação em sala de aula, a pesquisa foi desenvolvida no Curso Marista de Educação de Jovens e Adultos, Colégio Marista Dom Silvério, situado em Belo Horizonte. Foram selecionadas para análise das estratégias de ensino de leitura, duas atividades de leitura de cada disciplina, desenvolvidas pelos professores de Língua Portuguesa, Geografia e História, como recursos, ações, que utilizaram para propiciar aos alunos a construção do sentido dos textos. Para a análise dos dados, foram tomados como referência estudos sobre Leitura, a partir dos pressupostos teóricos de Kleiman (1995;1996), Kato (1995) e Solé (1998) e Soares (1994; 1995; 2002), acerca de estratégias do ensino de leitura que regem o comportamento do leitor no ato de ler e sobre as propostas de considerar essas estratégias como conteúdos procedimentais. A análise dos dados indicou considerações relevantes quanto à construção do sentido global e do sentido literal dos textos que os professores mostraram através de suas estratégias de ensino desenvolvidas com as atividades de leitura, além da interação evidenciada nos processos de ativação do conhecimento prévio dos alunos jovens e adultos do ensino médio. Com a elaboração deste trabalho, tivemos a intenção de apontar para a necessidade de aprofundamento das discussões sobre a utilização de estratégias conscientes do ensino de leitura, desenvolvidas pelos professores antes, durante e depois da leitura, para compreensão, interpretação e extrapolação de textos.