Marineide Furtado Campos. Atividades lúdicas em sala de aula de língua portuguesa: um exemplo da telesala. 01/12/2000

 1v. 157p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - ESTUDOS DA LINGUAGEM

 Orientador(es): Maria Bernadete Fernandes de Oliveira

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Zila Mamede

 

Email do autor:

 mafurca@bol.com.br

 

 

Palavras - chave:

 interação verbal; discurso; telesala; língua portuguesa

 

 

Área(s) do conhecimento: LINGÜÍSTICA APLICADA

 

 

Banca examinadora: 

 Antônio Luciano Pontes

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Interação Verbal em Contextos Institucionais  Descrição e interpretação da comunicação verbal nos diversos contextos institucionais. Elaboração de modelos de análise do processo comunicativo.

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

            O presente trabalho é resultado de uma experiência de aula na qual utilizo atividades lúdicas no processo de ensino da educação de jovens e adultos, numa perspectiva lingüística-pedagógica, favorecendo um maior rendimento do aluno, para uma aprendizagem significativa. O nosso objetivo foi adequar as atividades lúdicas para a compreensão das categorias gramaticais, bem como do vocábulo, contribuindo para a melhoria do ensino fundamentalmente em língua portuguesa, o que exige, necessariamente, um repensar do nosso fazer pedagógico na interação com o aluno.