Márcia Helena Koboldt Cavalcante. Nas Tessituras da Educação de Jovens e Adultos: Identidade Cultural, Currículo e o Projeto Escola Zé Peão. 01/12/2003

 1v. 120p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): MARIA EMÍLIA AMARAL ENGERS

 Biblioteca Depositaria: PUCRS

 

Palavras - chave:

 Educação de jovens e adultos; Educação popular; Identidade c

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 MARIA EMÍLIA AMARAL ENGERS

 

 Maria Conceição Pillon Christofoli

 

 NARA MARIA GUAZZELLI BERNARDES

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 ENSINO E EDUCAÇÃO DE PROFESSORES  Pretende estudar o fenômeno do ensino, bem como suas implicações na educação de professores, proporcionando elementos para tomada de decisões relativas a transformações no processo de ensino e aprendizagem.

 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES – DS, CNPq

 

 

Dependência administrativa

  Particular

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Apresento, nesta dissertação um estudo referente ao projeto Escola Zé Peão, situado na cidade de João Pessoa no estado da Paraíba, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de João Pessoa/PB (SINTRICOM) em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que desenvolve a educação de jovens e adultos (EJA). Essa pesquisa objetivou investigar a influencia do currículo escolar na identidade cultural dos alunos-trabalhadores da construção civil. O estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, estudo de caso de cunho etnográfico. Os dados foram coletados por meio de observações, entrevistas semi-estruturadas, análise de documentos e realização de um diário de campo. As observações ocorreram nas salas de aula, encontros de formação com educadores/as e atividades para além dos canteiros de obras as entrevistas foram realizadas com os alunos, alfabetizadores/as, membros da UFPB e do SINTRICOM e responsáveis pela formação de professores/as. O embasamento teórico abrangeu estudos sobre currículo e identidade, bem como educação de jovens e adultos e analfabetismo. Os dados foram estudados por meio de análise de conteúdo. Da análise dos dados emergiram categorias que se integraram em três eixos, relacionados às dimensões pessoais, sociais e educacionais dos sujeitos analisados na pesquisa. Os resultados revelaram que a ação pedagógica com um currículo plural e flexível, voltado para a necessidade e interesse dos alunos jovens e adultos, favorece o ensino e a aprendizagem, atingindo todos/as envolvidos/as neste processo e (re) construindo a identidade cultural dos sujeitos.