Márcia Helena Koboldt Cavalcante. Nas
Tessituras da Educação de Jovens e Adultos: Identidade Cultural, Currículo e o
Projeto Escola Zé Peão. 01/12/2003
1v. 120p. Mestrado.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO
Orientador(es): MARIA EMÍLIA AMARAL ENGERS
Biblioteca Depositaria: PUCRS
Palavras - chave:
Educação de jovens e adultos; Educação
popular; Identidade c
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
MARIA EMÍLIA AMARAL ENGERS
Maria Conceição Pillon
Christofoli
NARA MARIA GUAZZELLI BERNARDES
Linha(s) de pesquisa:
ENSINO E EDUCAÇÃO DE PROFESSORES Pretende estudar o
fenômeno do ensino, bem como suas implicações na educação de professores,
proporcionando elementos para tomada de decisões relativas a transformações no
processo de ensino e aprendizagem.
Agência(s) financiadora(s) do
discente ou autor tese/dissertação: CAPES – DS, CNPq
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Apresento, nesta
dissertação um estudo referente ao projeto Escola Zé Peão, situado na cidade de
João Pessoa no estado da Paraíba, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores
nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de João Pessoa/PB
(SINTRICOM) em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que
desenvolve a educação de jovens e adultos (EJA). Essa pesquisa objetivou
investigar a influencia do currículo escolar na identidade cultural dos
alunos-trabalhadores da construção civil. O estudo caracteriza-se por uma
abordagem qualitativa, estudo de caso de cunho etnográfico. Os dados foram
coletados por meio de observações, entrevistas semi-estruturadas, análise de
documentos e realização de um diário de campo. As observações ocorreram nas salas
de aula, encontros de formação com educadores/as e atividades para além dos
canteiros de obras as entrevistas foram realizadas com os alunos,
alfabetizadores/as, membros da UFPB e do SINTRICOM e responsáveis pela formação
de professores/as. O embasamento teórico abrangeu estudos sobre currículo e
identidade, bem como educação de jovens e adultos e analfabetismo. Os dados
foram estudados por meio de análise de conteúdo. Da análise dos dados emergiram
categorias que se integraram em três eixos, relacionados às dimensões pessoais,
sociais e educacionais dos sujeitos analisados na pesquisa. Os resultados
revelaram que a ação pedagógica com um currículo plural e flexível, voltado
para a necessidade e interesse dos alunos jovens e adultos, favorece o ensino e
a aprendizagem, atingindo todos/as envolvidos/as neste processo e (re) construindo a identidade cultural dos sujeitos.