CLEUSA DE ABREU CARDOSO. ATIVIDADE MATEMÁTICA E PRÁTICAS DE LEITURA NA SALA DE AULA: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS. 01/09/2002

 1v. 198p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA REIS FONSECA

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca da Faculdade de Educação

 

 

Palavras - chave:

 práticas de leitura, sala de aula, ensino de matemática

 

 

Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 MAGDA BECKER SOARES

 

 MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA REIS FONSECA

 

 ROSELI DE ALVARENGA CORRÊA

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Espaços Educativos, produção e apropriação de conhecimentos  A linha tem por objeto a investigação de espaços educativos e da prod. e socialização de conhec., saberes e prát. pedag. Aspectos instit. e cult. dos espaços educativos. Formação e atuação docentes. Papel das linguagens e representações

 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:   CNPq

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 

Este trabalho investiga possibilidades de relação entre a atividade matemática e as práticas de leitura em sala de aula. Os protagonistas do ato de ler e do fazer matemática são alunas e alunos da Educação de Jovens e Adultos que cursam o 1° segmento do Ensino Fundamental numa escola pública da Rede Municipal de Belo Horizonte. A análise das estratégias de leitura e dos modos de fazer matemática, que tais estudantes mobilizam ou aos quais se referem espontaneamente e/ou com a mediação de suas professoras, foi subsidiada pela interlocução com trabalhos sobre Leitura e sobre Educação Matemática. Essa análise procura reunir elementos e mesmo construir argumentos para alimentar a reflexão sobre contribuições do ensino da Matemática escolar na formação de leitores jovens e adultos.