CLEUSA DE ABREU
CARDOSO. ATIVIDADE MATEMÁTICA E PRÁTICAS DE LEITURA NA SALA DE AULA:
POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS.
01/09/2002
1v. 198p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA REIS FONSECA
Biblioteca Depositaria: Biblioteca da Faculdade de Educação
Palavras - chave:
práticas de leitura, sala de aula, ensino de matemática
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
MAGDA BECKER SOARES
MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA REIS FONSECA
ROSELI DE ALVARENGA CORRÊA
Linha(s) de pesquisa:
Espaços Educativos, produção e apropriação de conhecimentos A linha tem por objeto a investigação de espaços educativos e da prod. e socialização de conhec., saberes e prát. pedag. Aspectos instit. e cult. dos espaços educativos. Formação e atuação docentes. Papel das linguagens e representações
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CNPq
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Este trabalho investiga possibilidades de relação entre a atividade matemática e as práticas de leitura em sala de aula. Os protagonistas do ato de ler e do fazer matemática são alunas e alunos da Educação de Jovens e Adultos que cursam o 1° segmento do Ensino Fundamental numa escola pública da Rede Municipal de Belo Horizonte. A análise das estratégias de leitura e dos modos de fazer matemática, que tais estudantes mobilizam ou aos quais se referem espontaneamente e/ou com a mediação de suas professoras, foi subsidiada pela interlocução com trabalhos sobre Leitura e sobre Educação Matemática. Essa análise procura reunir elementos e mesmo construir argumentos para alimentar a reflexão sobre contribuições do ensino da Matemática escolar na formação de leitores jovens e adultos.