Viviane Ribeiro de Souza Cabral. Relações entre conhecimentos matemáticos escolares e conhecimentos do cotidiano forjadas na constituição de práticas de numeramento na sala de aula da educação de jovens e adultos. 24.08.2007               

1v. 169 p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.                      

Orientador: MARIA DA CONCEIÇÃO F. REIS FONSECA                                     

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Digital UFMG

 

Palavra-chave:                                                                                                              

Educação jovens e adultos

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca Examinadora:                                                                                                         

MARIA DA CONCEIÇÃO F REIS FONSECA                                                                  

ALEXANDRINA MONTEIRO                                                                                                   

MARIA AMÉLIA GOMES DE C GIOVANETTI                                                                          

MARIA LAURA MAGALHÃES GOMES

 

Linha(s) de pesquisa:                                                                                                    

EUDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS Analisar as especificidades da Educação Matemática que envolve alunos jovens e adultos da Educação Básica e os reflexos e influências dessas especificidades para as propostas e as práticas pedagógicas.

Dependência administrativa                                                                                         

Federal

           

Resumo tese/dissertação:

Neste estudo, analisamos relações estabelecidas pelos alunos e pelas alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) entre conhecimentos matemáticos veiculados pela escola e aqueles que se forjam em instâncias diversas da vida social. Tais relações são flagradas nas (e reconhecidas como constituintes das) práticas de numeramento mobilizadas em interações discursivas das situações de ensino-aprendizagem escolares. Inspirado na obra de Paulo Freire e buscando subsídios em reflexões produzidas em estudos que adotam uma Abordagem Etnomatemática, o desenvolvimento desta investigação obrigou-nos a abandonar a expressão conhecimento prévio e a adotar a perspectiva de conhecimento como construção social, fruto dos diálogos, por vezes conflituosos, por vezes conciliadores, entre modos de conhecer.