Viviane
Ribeiro de Souza Cabral. Relações entre conhecimentos matemáticos escolares e conhecimentos do cotidiano forjadas na constituição de práticas de
numeramento na sala de aula da educação de jovens e adultos. 24.08.2007
1v. 169 p. Mestrado.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.
Orientador: MARIA DA CONCEIÇÃO F. REIS FONSECA
Biblioteca Depositaria: Biblioteca
Digital UFMG
Palavra-chave:
Educação
jovens e adultos
Área(s) do
conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca Examinadora:
MARIA DA CONCEIÇÃO F REIS FONSECA
ALEXANDRINA MONTEIRO
MARIA AMÉLIA GOMES DE C GIOVANETTI
MARIA LAURA MAGALHÃES GOMES
Linha(s) de pesquisa:
EUDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DE JOVENS E ADULTOS Analisar as especificidades da Educação Matemática que
envolve alunos jovens e adultos da Educação Básica e os reflexos e influências
dessas especificidades para as propostas e as práticas pedagógicas.
Dependência administrativa
Federal
Resumo
tese/dissertação:
Neste
estudo, analisamos relações estabelecidas pelos alunos e pelas alunas da
Educação de Jovens e Adultos (EJA) entre conhecimentos matemáticos veiculados
pela escola e aqueles que se forjam em instâncias diversas da vida social. Tais
relações são flagradas nas (e reconhecidas como constituintes das) práticas de
numeramento mobilizadas em interações discursivas das situações de
ensino-aprendizagem escolares. Inspirado na obra de Paulo Freire e buscando
subsídios em reflexões produzidas em estudos que adotam uma Abordagem
Etnomatemática, o desenvolvimento desta investigação obrigou-nos a abandonar a
expressão conhecimento prévio e a adotar a perspectiva de conhecimento como
construção social, fruto dos diálogos, por vezes conflituosos, por vezes
conciliadores, entre modos de conhecer.