Marcus Vinicius Cardoso Podesta. OS SENTIDOS DA ALFABETIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA
DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO
SANTO. 01/07/2006
1v. 140p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Andrea Sonia Berenblum
Biblioteca Depositaria: Central do Gragoatá
Palavras - chave:
Significados, alfabetização, Educação de Jovens e Adultos.
Banca examinadora:
Eliane Ribeiro Andrade
Linha(s) de pesquisa:
Linguagem: Processos de produção de linguagens, identidades culturais e práticas educativas Tem como eixo central a linguagem verbal, o estudo de sua natureza e relações com a sociedade, a cultura e a história. Pesquisa problemas como: apropriação da linguagem oral e escrita; espaços educativos, políticas linguísticas, variação e diversidade.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
O presente trabalho investiga junto a educadores do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) da Universidade Federal do Espírito Santo os significados de suas práticas enquanto alfabetizadores. Para tanto, contextualiza inicialmente a problemática do analfabetismo frente à modernidade e seus desafios. A partir do depoimento dos educadores e da análise de documentos dispostos no NEJA apresenta alguns dos conflitos, tensões e perspectivas que perpassam a prática alfabetizadora, com base em princípios que se estabeleceram a partir dos dados da pesquisa e que, de certa forma, organizam nossa análise sobre o tema.