Maria Luz Builes
Gómez. Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais em Básica Primária, com
pessoas Jovens e Adultas, na Colômbia. 01/08/2006
1v. 228p. Mestrado.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (CURRÍCULO)
Orientador(es): Alipio Marcio Dias Casali
Biblioteca Depositaria: PUC/SP
Palavras
- chave:
Currículo, Diática, Ciênc.Naturais,
Educ. de Jovens e Adulto
Área(s)
do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca
examinadora:
Antonio
Faundez
Linha(s)
de pesquisa:
CURRÍCULO,
CONHECIMENTO E CULTURA
Investiga os Fundamentos Epistemológicos e Culturais do
Currículo, considerando-o como componente da cultura, ou seja, como instituição
do saber que reproduz e recria significados e poderes.
Agência(s)
financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:
Convênio Interinstitucioanal
- IDEA / PUC.SP
Dependência
administrativa
Particular
Resumo
tese/dissertação:
Este trabalho tem como objetivo analisar
alguns aspectos do ensino-aprendizagem das ciências naturais, em básica
primária, com pessoas jovens e adultas. Para conhecer sobre disposições
curriculares oficiais existentes na Colômbia, o porquê e o para que, o que´e o como do ensino-aprendizagem das ciências naturais
em básica primária, com pessoas jovens e adultas, entrevistamos 10 docentes que
trabalham em educação básica primária, de pessoas jovens e adultas, em
instituições educativas públicas e privaas do
departamento de Antioquia-Colômbia. Classificamos os dados coletados em torno
da idéia central de didática-currículo como eixo de análise e a partir deste eixo levamos a cabo uma
análise temática com base em autores como Astolfi e Develay, Giordan, Bronckart, Gimeno Sacristán, Apple, Chassot, Gil e Pessoa, Faundez, Mugrabi. A análise dos dados indica que na Colômbia não
existem políticas curriculares específicas para o ensino-aprendizagem das
ciências naturais com pessoas jovens e adultas em educação básica primária; e
que as práticas de ensino-aprendizagem das ciências naturais, predominando o
modelo tradicional: visão cientificista das ciências naturais, onde são
consideradas como as únicas e verdadeiras ciências; planos de estudo muito
amplos, de tipo enciclopédico, os mesmos que existem para crianças escolares, e
descontextualizandos da realidade das pessoas jovens
e adultas; conteúdos fragmentados e de tipo conceitual; aulas expositivas;
avaliações individuais e limitadas quase exclusivamente a julgar e medir, pouco
tempo destinado à área e instituições educativas com poucos recursos. Como estudo exploratório não pretendo uma generalização
conclusiva, mas aspiro a contribuir em nível de diagnóstico preliminar para
ações futuras.