Maria Luz Builes Gómez. Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais em Básica Primária, com pessoas Jovens e Adultas, na Colômbia. 01/08/2006

 1v. 228p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (CURRÍCULO)

 Orientador(es): Alipio Marcio Dias Casali

 Biblioteca Depositaria: PUC/SP

 

Palavras - chave:

 Currículo, Diática, Ciênc.Naturais, Educ. de Jovens e Adulto

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

Antonio Faundez

 

 

Linha(s) de pesquisa:

CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA  Investiga os Fundamentos Epistemológicos e Culturais do Currículo, considerando-o como componente da cultura, ou seja, como instituição do saber que reproduz e recria significados e poderes.

 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação:

  Convênio Interinstitucioanal - IDEA / PUC.SP

 

 

Dependência administrativa

  Particular

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Este trabalho tem como objetivo analisar alguns aspectos do ensino-aprendizagem das ciências naturais, em básica primária, com pessoas jovens e adultas. Para conhecer sobre disposições curriculares oficiais existentes na Colômbia, o porquê e o para que, o que´e o como do ensino-aprendizagem das ciências naturais em básica primária, com pessoas jovens e adultas, entrevistamos 10 docentes que trabalham em educação básica primária, de pessoas jovens e adultas, em instituições educativas públicas e privaas do departamento de Antioquia-Colômbia. Classificamos os dados coletados em torno da idéia central de didática-currículo como eixo de análise e a partir deste eixo levamos a cabo uma análise temática com base em autores como Astolfi e Develay, Giordan, Bronckart, Gimeno Sacristán, Apple, Chassot, Gil e Pessoa, Faundez, Mugrabi. A análise dos dados indica que na Colômbia não existem políticas curriculares específicas para o ensino-aprendizagem das ciências naturais com pessoas jovens e adultas em educação básica primária; e que as práticas de ensino-aprendizagem das ciências naturais, predominando o modelo tradicional: visão cientificista das ciências naturais, onde são consideradas como as únicas e verdadeiras ciências; planos de estudo muito amplos, de tipo enciclopédico, os mesmos que existem para crianças escolares, e descontextualizandos da realidade das pessoas jovens e adultas; conteúdos fragmentados e de tipo conceitual; aulas expositivas; avaliações individuais e limitadas quase exclusivamente a julgar e medir, pouco tempo destinado à área e instituições educativas com poucos recursos. Como estudo exploratório não pretendo uma generalização conclusiva, mas aspiro a contribuir em nível de diagnóstico preliminar para ações futuras.