EVANDRO BRANDÃO BARBOSA. O
ANALFABETISMO DE ADULTOS E CRIANÇAS
1v. 186p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): MARIA LUIZA UGARTE PINHEIRO
Biblioteca Depositaria: PPGE/FACED
Palavras - chave:
analfabetismo - desenvolvimento sustentável - Fonte Boa/AM
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
JORGE GREGÓRIO DA SILVA
MARIA DAS GRAÇAS SÁ PEIXOTO PINHEIRO
MARIA LUIZA UGARTE PINHEIRO
Linha(s) de pesquisa:
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, PROCESSOS DE TRABALHO E NOVAS TECNOLOGIAS NA REGIÃO AMAZÔNICA História da Educação na Região Amazônica. Processo histórico da Educação/ Sociedade/ Estado pela mediação constitucional e leis do ensino. Processo sócio-histórico da educação, do trabalho e da tecnologia.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
O estudo do analfabetismo de adultos e crianças em idade escolar, no Município de Fonte boa/AM, tem início no período colonial, a partir da fundação da vila de Fonte Boa; revisita os conceitos de alfabetização, alfabetismo, analfabetismo, letramento e a questão da oralidade da cultura indígena nas relações entre os estrangeiros e os nativos na Amazônia, particularmente na região do Alto Solimões, além de discutir os conceitos de analfabetismo apresentados pelo Governo Federal para explicar os resultados dos sensos estatísticos sobre a educação do país. Segundo o Ministério da Infraestrutura, a Mesorregião do Alto Solimões, onde se encontra Fonte Boa, é uma das áreas que congrega os municípios com os mais baixos índices de desenvolvimento humano no país; assim, os Governos Federal, Estadual e Municipal tem a responsabilidade social de corrigir os problemas dos nove municípios que integram esta região, nas áreas de transporte, comunicações, saúde, energia elétrica, renda e educação. Neste trabalho também, faz-se uma abordagem sobre as relações entre educação e o desenvolvimento de movimentos sustentáveis, cujo o objetivo é compreender a necessidade de alfabetização e educação continuada, como formas de possibilitar o sucesso dos programas governamentais voltados pra a produção, a partir da utilização racional dos produtivos da região considerada.