Mauro Roque de Souza Junior. Educação na Reforma Agrária: Uma proposta extensionista da UNEB para o PRONERA. 01/10/2006

 1v. 149p. Mestrado. UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE

 Orientador(es): MARIA JOSE OLIVEIRA PALMEIRA

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Luiz Henrique Dias Tavares

 

Palavras - chave:

 Educação rural. Políticas públicas. Movimentos sociais

 

 Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 Banca examinadora: 

 ANTÔNIO DIAS NASCIMENTO

 

 EDUARDO JOSÉ NUNES FERNANDES

 

 Lilian Maria Paes de Carvalho Ramos

 

 MARIA JOSE OLIVEIRA PALMEIRA

 

 Linha(s) de pesquisa:

 EDUCAÇÃO, GESTÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL  Análise da relação entre educação e gestão e entre educação e desenvolvimento, com ênfase na realidade das comunidades e regiões do estado da Bahia, destacando o papel e a missão da Universidade frente a essas problemáticas.

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

 Este trabalho visa avaliar a efetividade do Projeto de Educação e Capacitação de Jovens e Adultos em Áreas de Reforma Agrária, proposto pela Universidade do Estado da Bahia ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, implantado em Eunápolis e municípios circunvizinhos. De cunho extensionista, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e em consonância com os princípios, a filosofia e os objetivos do Pronera, o Projeto pretendeu efetivar um processo de educação do campo de amplo alcance social, visando, além de proporcionar a permanência dos trabalhadores rurais e seus familiares na área rural, o pleno desenvolvimento dos assentamentos de reforma agrária. No ano de 2003, 20 (vinte) turmas de um curso de Alfabetização foram implantadas em 8 (oito) áreas de assentamento, beneficiando 400 (quatrocentas) pessoas. Entretanto, 4 (quatro) dessas turmas tiveram suas atividades encerradas pelo Movimento de Luta pela Terra, parceiro na execução do Projeto. Foi desenvolvida uma análise teórica-bibliográfica, tendo como objeto principal as propostas do Pronera, como política públicas de educação do campo, e o Projeto elaborado pela UNEB. A análise preliminar foi seguida de uma pesquisa de campo, junto aos monitores alfabetizadores, cujos objetos de análise foram os métodos empregados e os resultados obtidos com a implantação do curso de Alfabetização nos assentamentos de reforma agrária. Mediante dados analisados, a implantação do Projeto provocou mudanças positivas e significativas nas vidas dos alunos e dos monitores alfabetizadores. Assim, partindo dos dados levantados de que mais de 64% dos alunos foram alfabetizados e mediante estudos e análise realizadas ao longo da investigação, o Projeto pode ser considerado eficaz, uma vez que atingiu os objetivos propostos pelo Pronera.